Pular para o conteúdo

Sony encerra produção de Blu-rays graváveis no Japão

Fabricante também vai parar de produzir MiniDiscs e fitas MiniDV, marcando o fim de uma era para mídias físicas graváveis.

Prefira o Hardware no Google

A Sony anunciou o fim da produção de Blu-rays graváveis no Japão, encerrando uma era de mídias físicas que começou há mais de duas décadas. A decisão, que também afeta MiniDiscs, MD-Data e fitas MiniDV, foi comunicada pela divisão Sony Storage Media Solutions e entra em vigor a partir de fevereiro. A empresa confirmou que não há planos para lançar modelos sucessores, marcando o fim definitivo desses formatos.

O que isso significa?

Capa do Blu-ray 4K Ultra HD de Homem-Aranha: Longe de Casa, com a imagem do Homem-Aranha de traje vermelho e preto e os selos 4K Ultra HD, Blu-ray e Digital

Vale destacar que a decisão não afeta os Blu-rays pré-gravados com filmes, séries ou outros conteúdos, que continuarão sendo produzidos. A mudança impacta apenas os discos graváveis, usados por consumidores para armazenar dados em PCs ou gravar programas em DVRs.

A Sony já havia sinalizado o fim dessas mídias em 2023, quando informou ao site japonês AVWatch que encerraria gradualmente o desenvolvimento e a produção de “mídias ópticas graváveis”.

O legado do Blu-ray e do MiniDisc

A Sony foi uma das pioneiras no desenvolvimento do Blu-ray. Em 2000, a empresa apresentou os primeiros protótipos do formato e, em 2006, lançou seus primeiros gravadores de Blu-ray. O formato se tornou um padrão para filmes em alta definição, mas perdeu espaço com o avanço do streaming e das mídias digitais.

O MiniDisc, por sua vez, foi lançado em 1992 como uma alternativa aos frágeis cassetes e aos CDs pouco práticos. Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso que outros formatos, o MiniDisc conquistou uma base de fãs fiéis, especialmente entre entusiastas de áudio. Com o fim da produção, esses usuários podem enfrentar dificuldades para encontrar mídias virgens.

O declínio das mídias físicas

A decisão da Sony reflete uma tendência global de declínio das mídias físicas. Outras empresas, como LG, Samsung e Oppo, também reduziram ou encerraram a produção de players de Blu-ray nos últimos anos. A popularidade do streaming e o aumento da capacidade de armazenamento digital têm tornado as mídias físicas cada vez menos relevantes para o consumidor comum.

Prefira o Hardware no Google
Foto de William R. Plaza
Postado porWilliam R. Plaza

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br

Siga em:
Compartilhe

Newsletter do Hardware

Tecnologia, games, IA e internet: nossa seleção de conteúdo direto no seu e-mail.

Sem spam. Cancele quando quiser. Política de privacidade.


Deixe seu comentário