2018 está bem movimentado para a marca PlayStation, além do lançamento de exclusivos de peso, como God of War e Homem-Aranha, confirmou que após 18 anos o suporte do PS2 foi encerrado oficialmente e que o PSVita também será encerrado, em 2019.
Além de resolver pontas soltas do passado a companhia já está olhando para o sucessor do PlayStation 4, CEO da empresa, Kenichiro Yoshida, declarou o seguinte ao Financial Times: “neste momento, o que posso dizer é que será necessário existir uma nova geração de hardware”.
O executivo fez questão de dizer que o ciclo de vida útil do PS4 está chegando ao fim, e que uma nova geração de hardware é necessária, ainda mais após a Microsoft elevar o sarrafo com o Xbox One X, que oferece uma proposta mais interessante que o PS4 Pro, em termos de upgrade.
Porém alguns rumores já apontam que o PS5 (nome não confirmado) não será tão disruptivo assim, o console estaria próximo ao que já vemos com a geração do PS4, com arquiteturas parecidas. No lado da Microsoft, o tal projeto Scarlet, que pode ser o nome na nova geração do Xbox, seria dividido em duas variantes, uma tradicional, com um hardware poderoso, e outra que oferecerá games por streaming. A operação desse console por streaming teria como uma das peças da “engrenagem”, o Project xCloud, serviço que permite a transmissão de games do Xbox One para computadores, smartphones e tablets.
A tão elogiada retrocompatibilidade do Xbox também poderá dar às caras no PS5. Uma patente registrada recentemente pela Sony dá a entender que a empresa já se movimenta nesse sentido.
A expectativa é que o sucessor do PS4 seja lançado entre 2019 e 2020.