A Sony, gigante da tecnologia e líder na indústria de jogos, revelou detalhes do seu novo controle adaptável para o PlayStation 5, batizado de Access. O anúncio, que ocorreu no Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, marca um passo significativo na direção de tornar os jogos mais inclusivos.
Leia também
Sony apresenta câmera para deficientes visuais: projeção de imagens na retina
PS5 ganha atualização com integração com o Discord, resolução 1440p e mais
Controle Access tornará os jogos mais inclusivos
O Access, anteriormente conhecido como “Projeto Leonardo”, foi apresentado pela primeira vez na CES no início deste ano. Este controle adaptável é, na verdade, um kit de acessibilidade altamente personalizável. Ele foi projetado para ajudar uma ampla gama de jogadores com deficiências a jogar de maneira mais fácil, confortável e por períodos mais longos.
O design do Access é revolucionário, com uma disposição de botões em 360 graus e a capacidade de ajustar a distância do stick analógico para a parte central do controle. O controle pode ser usado em superfícies planas e é compatível com suportes e tripés, oferecendo uma flexibilidade sem precedentes para os jogadores.
O kit do Access inclui uma variedade de tampas de botões e sticks analógicos intercambiáveis. Isso permite que os jogadores criem layouts que se adaptem às suas necessidades individuais.
Enorme variedade de botões e configurações
As opções incluem tampas de botões em diferentes formas e tamanhos, como tampas de botões “almofada”, “planas”, “largas” (que cobrem dois soquetes de botão), “salientes” (beneficiando jogadores com mãos menores) e “curvas” (que podem ser pressionadas se colocadas na parte superior ou puxadas se colocadas na parte inferior do controle).
Além disso, o Access possui quatro portas AUX de 3,5 mm, permitindo que os jogadores integrem seus próprios botões, switches ou sticks analógicos especializados. O controle também pode ser emparelhado com o tradicional joystick DualSense do PlayStation, ampliando ainda mais as possibilidades de jogo.
Abaixo você confere todos os itens que vem na caixa, de acordo com a própria Sony:
- Três botões analógicos (padrão, domo e bola);
- Botões retos;
- Botões “almofadas”;
- Botão “duplo”, que usa dois espaços no controle e é mapeado com duas funções;
- Botão “alongado”, com uma parte mais próxima do botão central;
- Botão gatilho, que pode ser posicionado para cima ou para baixo, permitindo que seja “puxado” ou “empurrado”;
- Tags com as letras dos botões para identificar o mapeamento do Access.
Interface de usuário igualmente personalizável
A Sony também revelou a interface de usuário do Access. Ela oferece uma infinidade de maneiras para os jogadores criarem configurações e perfis personalizados.
Os jogadores podem selecionar sua orientação preferida para o controle, mapear diferentes entradas para os vários botões, alternar botões ligados ou desligados e até mapear duas entradas diferentes no mesmo botão. Eles também podem criar e armazenar seus perfis de controle favoritos para diferentes jogos ou gêneros.
O Access também apresenta um “modo de alternância”, que permite aos jogadores ajustar o comportamento de qualquer botão para funcionar como uma tecla Caps Lock em um teclado. Isso pode ser especialmente útil em jogos de corrida que exigem aceleração constante do veículo, ou quando um personagem corre apenas ao manter um comando pressionado.
A Sony ainda não divulgou uma data específica para o lançamento do controle Access, mas prometeu que mais detalhes serão revelados nos próximos meses. Este anúncio marca um passo significativo na direção de tornar os jogos mais acessíveis para todos, e estamos ansiosos para ver o impacto que o Access terá na comunidade de jogos.
Fonte: PlayStation Blog
Deixe seu comentário