A Sony é uma empresa muito conhecida principalmente no mundo da fotografia, e a empresa anunciou uma novidade que não é mais uma câmera super equipada e sim uma forma de trazer a fotografia para mais pessoas, em um passo inclusivo.
Trata-se de um novo kit de câmera de projeção de retina que tem como objetivo ajudar com que pessoas que tenham deficiência visual possam enxergar melhor para conseguir capturar o mundo ao seu redor.
Leia também:
Curiosidades sobre a Cybershot, câmera digital da Sony que marcou época
Sony lança Xperia 5 IV com foco em criadores de conteúdo
Visor acoplado à câmera da Sony garante projeção retinal
O kit DSC-HX99RNV é formado por uma câmera compacta da Sony, a DSC-HX99, e um visor chamado RETISSA NEOVIEWER da QD Laser que utiliza projeção retinal, garantindo assim uma projeção de imagem de retina sem foco para que pessoas que tenham baixa visão possam notar o ambiente ao redor com mais facilidade.
Yang Cheng, vice-presidente de imagem Solutions, Sony Electronics Inc., revelou a importância de produtos que promovam esse tipo de acessibilidade e inclusão.
“Continuamos a alavancar a criatividade e a tecnologia para melhorar a acessibilidade de nossos produtos, serviços e experiências. O kit Retina Projection Camera é um passo em nosso compromisso com um futuro que capacita todos os tipos de criadores. A Sony agradece a oportunidade de usar nossa tecnologia de imagem digital dessa maneira nova e inovadora.”
A câmera DSC-HX99 é uma cybershot da empresa com alta abrangência, com grande angular e supertelefoto, oferecendo um zoom de alta potência, tudo em um corpo compacto.
Já o visor RETISSA NEOVIEWER da QD Laser é um acessório importante acoplado na câmera que permite que uma imagem digital seja projetada diretamente na retina do usuário para que ele possa ver melhor os arredores, ajudando tanto na hora de tirar fotos quanto de gravar vídeos.
Essa combinação permite que pessoas que tenham deficiência visual ou “baixa visão” possam ver melhor as paisagens, reconhecer rostos de pessoas, ler sinais e capturar essas imagens com mais precisão através da projeção retinal. Ele permite ainda que o usuário possa aproveitar ferramentas como disparo completo, desempenho de AF de alta velocidade e alta precisão.
“A projeção retiniana a laser do RETISSA NEOVIEWER é uma tecnologia completamente nova que foi colocada em uso prático pela primeira vez no mundo”, disse o Dr. Mitsuru Sugawara, presidente e CEO da QD Laser, Inc. “Com o DSC-HX99 RNV que inclui a câmera fotográfica digital da Sony, esperamos que as pessoas que podem achar os visores tradicionais difíceis de usar agora gostem de tirar fotos, expandindo sua gama de atividades e descobrindo novos mundos.”
Sony cobrirá parte dos custos de produção
De acordo com a empresa, o kit será oferecido pelo valor de US$ 600 para que mais pessoas possam ter acesso a eles. Com isso, eles estão arcando com uma parte dos custos de produção. Além disso, eles também revelaram que só poderá ser possível a compra de uma unidade por pessoa.
A empresa também revelou que pretende trabalhar em parceria com escolas japonesas e americanas para garantir o acesso ao kit às pessoas com deficiência visual nesses locais. Por enquanto o novo kit pode ser conferido na feira CSUN Technology Assistive Conference 2023 em Anaheim, que acontece até o dia 17 de março.
Ele estará disponível para venda nos EUA em quantidades limitadas a partir de junho através do site da empresa.
Fonte: Sony
Deixe seu comentário