Se você possui algum computador da Apple (Macs) lançado antes de 2018 e gosta de assistir filmes e séries em 4K na Netflix, temos uma má notícia para você. Depois da chegada da nova versão do sistema operacional da Apple, o macOS “Big Sur”, somente Macs lançados a partir de 2018 conseguirão reproduzir os conteúdos em 4K.
A atualização do sistema é esperada para o final de 2020 e vai afetar iMacs, Macbooks, Mac Minis e Mac Pros. A informação foi revelada em uma página de suporte da própria Netflix, onde ela explica que apenas os computadores da Maçã equipados com o chip T2 vão conseguir executar os vídeos na resolução UHD/4K.
Infelizmente, o motivo para essa limitação não foi informado pela Netflix. Mas alguns especialistas acham que é por que o chip T2 consegue processar vídeos com o codec HEVC com o dobro da velocidade do chip T1. Ou seja, não existe uma impossibilidade técnica. Muito provavelmente a Netflix só esteja mesmo priorizando a velocidade e a experiência do usuário.
E a lista de dispositivos que se enquadram nesses requisitos ainda é bem pequena:
- Macbook Pro (2018 e superior);
- Macbook Air (2018 e superior);
- Mac Pro (2019);
- iMac Pro (2020);
- iMac (2020).
Mas se você quiser tirar a prova dos nove e saber se o seu computador Apple conta com o chip T2, clique na tecla “Option”, depois clique em “Informações do Sistema” e, por fim, na barra lateral clique em “Controlador” ou “iBridge”. Este nome varia de acordo com a versão do macOS. Na parte da direita você deve ver a inscrição “Chip T2 da Apple” caso ele tenha esse componente instalado.
Não custa lembrar, também, que para consumir qualquer tipo de conteúdo em 4K você deve usar o navegador padrão do sistema, o Safari. Todos os demais navegadores que você instalar no Mac ficam limitados a resolução HD, ou seja, 1280 x 720 pixels.
Sem falar também que você ainda precisa desembolsar R$ 45,90 por mês para pagar o plano mais caro da Netflix e ter acesso aos conteúdos em 4K, que ainda não são maioria, diga-se de passagem.