A Solidigm, uma empresa que trabalha desenvolvendo chips de memória Flash NAND, surpreendeu o mercado com o anúncio do SSD com a maior capacidade já registrada: 61,44 TB. Isso é realmente impressionante, já que a maioria dos SSDs atualmente está limitado a uma capacidade de “apenas” 4TB. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre este lançamento.
Leia também
Como estimar a vida útil restante do seu SSD?
Apex Storage x16: essa placa permite a instalação de até 16 SSDs M.2
Alta capacidade de armazenamento e rapidez
O novo SSD, nomeado de D5-P5336, não é apenas notável por sua capacidade de armazenamento. Ele foi desenvolvido para trabalhar em uma interface PCIe 4.0 x4, o que faz dele extremamente rápido.
O dispositivo foi otimizado para aplicações que dependem de armazenamento de alta densidade e leitura intensiva, como inferência de IA e entrega de conteúdo. A velocidade de leitura sequencial deste dispositivo pode chegar a 7.000 MB/s, enquanto a velocidade de gravação sequencial atinge um pico de 3.300 MB/s.
Além disso, o SSD pode alcançar velocidades de leitura/gravação aleatórias de até 1.005 milhões/38K 4K IOPS. Isso significa que o dispositivo de armazenamento pode suportar 1.005 milhões de operações de entrada/saída por segundo (IOPS) para arquivos de 4 KB e 38.000 IOPS para arquivos maiores.
SSD também possui uma durabilidade notável
A tecnologia por trás deste avanço é a memória 3D QLC NAND da SK Hynix, combinada com uma plataforma proprietária da Solidigm. Esta combinação garante não apenas uma capacidade de armazenamento gigantesca, mas também uma durabilidade elevada para o SSD.
Os chips de memória 3D QLC NAND conseguem armazenar quatro bits de dados por célula. Isso é mais do que o MLC NAND, que armazena três bits de dados por célula, e o TLC NAND, que armazena dois bits de dados por célula. Essa simples diferença permite que os SSDs dotados dessa tecnologia armazenem mais dados no mesmo espaço físico.
De fato, o D5-P5336 pode suportar até 65 PBW (Petabytes Written), uma métrica que destaca sua durabilidade em comparação com outros SSDs no mercado. Trocando em miúdos, este SSD pode escrever um total de 65 Petabytes de dados antes de começar a dar problema.
Formatos e capacidades
O D5-P5336 estará disponível em três formatos diferentes:
- U.2/U3 15mm;
- E3.S 7.5mm;
- E1.L 9.5mm.
A empresa venderá modelos com capacidades variadas, começando em 7.68 TB e indo até a capacidade máxima de 61,44. Este SSD é particularmente adequado para aplicações que necessitam de armazenamento de alta densidade, como IA, aprendizado de máquina e armazenamento de objetos.
A Solidigm, vale ressaltar, é uma empresa que surgiu após a aquisição da divisão de SSDs da Intel pela SK Hynix. Isso significa que a Solidigm herdou muitas das patentes e designs da Intel, permitindo-lhes inovar e avançar rapidamente no mercado de SSDs.
E aí? Será que a partir de agora vamos começar a ver SSDs com maior capacidade de armazenamento chegando aos consumidores finais?
Fonte: CDRLabs
Deixe seu comentário