No final de abril a Qualcomm revelou seus novos chips Snapdragon X Elite e Plus, prometendo desempenho capaz de competir com os MacBooks da Apple equipados com os chips M.
No entanto, benchmarks realizados pelo usuário u/caponica23 no Reddit sugerem que o Snapdragon X Elite não consegue superar nem o iPhone 12 mini com A14 Bionic. Lembrando que este smartphone foi lançado em outubro de 2020, ou seja, tem quase 4 anos de idade.
Leia também
Qualcomm lança processadores Snapdragon X Elite e Plus para notebooks
Qualcomm lança Snapdragon 7+ Gen 3 para smartphones premium, chip chega preparado para inteligência artificial
iPhone 12 Mini tem quase 4 anos de idade
X Elite benchmark results are out, and the performance is disappointing. I knew they would limit the clock speeds for battery life, but it’s way too low.= Even with that, reviewer said the battery life is still shorter than the M2 MacBook Air. Qualcomm is big liar pic.twitter.com/N8KwHNbF0U
— INIYSA (@lafaiel) June 13, 2024
Em termos de desempenho, o iPhone 12 mini registrou 2.141 pontos em single-core e 4.878 em multi-core no Geekbench. Em contraste, o Samsung Galaxy Book 4 Edge com o chip X Elite atingiu somente 1.829 em single-core e 11.379 em multi-core.
Interessante notar que esses números foram medidos com o notebook operando ligado somente na bateria. Quando conectado ao carregador, as pontuações aumentaram ligeiramente para 1.841 em single-core e 11.537 em multi-core. Ou seja, o desempenho não aumentou tanto assim ao ser ligado na tomada.
Embora a diferença seja pequena, esses resultados ficam bem aquém dos anunciados pela Qualcomm, que eram de 2.977 em single-core e 15.086 em multi-core, gerando decepção visto que a empresa afirmou que notebooks com o Snapdragon X Elite seriam 50% mais rápidos que o MacBook Air M3.
Não era um caso isolado
Buscando confirmar se era um caso isolado, u/caponica23 comparou esses dados com outros usuários do Galaxy Book 4 Edge, encontrando pontuações parecidas.
Isso levou à suspeita de que a Samsung possa ter imposto uma limitação nos núcleos do processador, mantendo-os abaixo de 2,52GHz durante os testes, possivelmente para prevenir superaquecimento e preservar a bateria.
Por outro lado, uma atualização disponibilizada pela Samsung via Windows Update melhorou o desempenho em jogos, permitindo rodar Resident Evil Village com fluidez entre 60 e 100 fps, um feito notável para um notebook tão compacto.
Sobre o Snapdragon X Elite
A linha de processadores Snapdragon X Elite possui 3 versões. São elas:
- Snapdragon X Elite X1E-84-100: Chip topo de linha com 12 núcleos e 42MB de cache, atinge até 3,8 GHz ou 4,2 GHz com Dual-Core Boost. Inclui GPU de 4.6 TFLOPS para gráficos imersivos.
- Snapdragon X Elite X1E-80-100: Versão balanceada, mantém 12 núcleos e 42MB de cache, operando a 3,4 GHz (4 GHz com boost). Oferece 3.8 TFLOPS para gráficos de alta qualidade.
- Snapdragon X Elite X1E-78-100: Focado em multitarefa, com 12 núcleos e 42MB de cache, possui frequência de 3,4 GHz e GPU de 3.8 TFLOPS, assegurando bom desempenho.
Fonte: Techspot
Deixe seu comentário