O novo processador Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, que promete ser um avanço interessante para celulares premium, teve suas supostas pontuações no Geekbench 6 vazadas.
Estes resultados indicam um desempenho próximo ao de chips de notebooks, como o Apple M3 e os mais recentes da AMD e Intel. O chip, previsto para equipar os Androids topo de linha em 2025, já foi testado com Android 15 e 12 GB de RAM.
Pontuação do Snapdragon 8 Gen 4
Curiosamente, a placa-mãe do teste usa o codinome “sun”, diferente dos nomes havaianos usuais da Qualcomm. A CPU conta com oito núcleos, dois de alto desempenho atingindo até 4,1 GHz e seis de alta eficiência operando a até 2,78 GHz. Isso é uma melhora significativa em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, especialmente com a nova arquitetura Oryon e a tecnologia de litografia N3E de 3 nanômetros da TSMC.
O possível Snapdragon 8 Gen 4 marcou 2.884 pontos em single-core e 8.840 em multi-core no Geekbench, superando o 8 Gen 3 em cerca de 30%. Essa performance impressionante o coloca quase no mesmo nível de chips de notebook, um salto significativo que pode confirmar as promessas da Qualcomm sobre o núcleo Oryon nos smartphones.
Para ilustrar, o ROG Phone 8 Pro, um dos smartphones Android mais potentes, marcou 2.151 e 6.908 no mesmo teste de benchmark. Isso deixa o novo processador com ganhos significativos de 32% e 28%, respectivamente. Em comparação ao iPhone 15 Pro Max, o modelo mais caro da Apple até a chegada do iPhone 16 em setembro, os ganhos são ainda mais notáveis: 42% e impressionantes 132% quando todos os núcleos estão ativos.
Considere esses dados com cautela
Embora ainda exista a possibilidade de que esses dados do Geekbench sejam falsos, a expectativa é alta para o lançamento do Snapdragon 8 Gen 4 em outubro. No entanto, o custo elevado do chip pode refletir no preço final dos celulares. Mais informações e vazamentos devem surgir para esclarecer o potencial deste componente nos próximos meses.
Vale lembrar que o Snapdragon 8 Gen 4 será apresentado durante o evento Snapdragon Summit 2024, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro.
Fonte: Xiaomi Time
Deixe seu comentário