A Nvidia anunciou que licenciou a tecnologia SLI para as fabricantes de placa-mãe mais famosas, para integração com os futuros chipsets AMD, o 990FX, 990X e 970. Asus, Gigabyte, ASRock e MSI serão as primeiras fabricantes a oferecer a nova funcionalidade, embora a Nvidia alegue que mais empresas serão adicionadas a este rol em breve. A Nvidia não compartilhou nenhum detalhe técnico (como limitações ao SLI de duas vias), mas as fabricantes provavelmente soltarão mais informações em breve.
A gigante dos gráficos tomou esta decisão porque, quando os entusiastas e gamers querem montar um novo PC, a relação preço x performance da CPU é algo demasiado importante. A empresa explicou que enquanto por um longo período de tempo a AMD oferecia CPUs high-end, nos anos recentes seu status como CPU preferida para jogos caiu, e as CPUs da Intel começaram a ser a escolha dos entusiastas, então a Nvidia somente licenciava o SLI a placas com chipsets da Intel. Entretanto, atualmente os usuários vêm solicitando um “SLI para CPUs da AMD” (segundo a Nvidia, porque isso é pedido há anos), e a companhia então finalmente decidiu dar o ‘doce às crianças’.
Um porta-voz da Nvidia disse que “afinal, queremos fazer os jogadores poderem se beneficiar da novo cenário competitivo de CPUs e garantir que eles tenham o Nvidia SLI – a solução multi-GPU de mais alto desempenho e mais estável para o jogos. Segundo a Steam, 93% de todos os sistemas multi-GPU em uso hoje em dia usam SLI. Esperamos que você goste de jogar com a GeForce GTX em SLI em placas-mãe Intel ou AMD.”
É esperado que as placas-mãe baseadas em chipset da AMD e com suporte ao SLI apareçam em breve, embora algumas já estejam a venda no Newegg. Rumores sobre o assunto haviam aparecido no final do mês passado.