Microsoft precisa mudar o nome do SkyDrive por causa de processo

Um popular serviço de armazenamento na nuvem mudará de nome: o SkyDrive, da Microsoft. Serviço não tão novo mas que recebeu muita atenção com a integração ao Windows 8, o SkyDrive continuará existindo, porém com um outro nome ainda não revelado.

A Microsoft foi processada pela British Sky Broadcasting (BSkyB), um grupo de mídia no Reino Unido. Em vez de tentar apelar ou negociar o uso do nome a MS decidiu abandonar a disputa, mudando em breve o nome do serviço.

Coisas assim são são tão difíceis de ver: a própria Microsoft abandonou o termo “Metro” depois de rumores de problemas com a alemã Metro AG. A interface “Metro” era conhecida por esse termo internamente entre desenvolvedores e entusiastas, mas mais de uma vez havia sido referenciada oficialmente pela empresa como o ambiente do Windows 8, Windows Phone e Xbox (Metro UI).

A Apple enfrentou problemas com o “iPad” na China e enfrenta com o termo “iPhone” no Brasil (a Gradiente continua na luta), entre tantos outros casos. Um outro caso notável de produto global foi o Gmail: na Alemanha o serviço foi chamado de Google Mail porque Gmail já era registrado por uma empresa local.

Para empresas que lançam seus produtos mundialmente a mudança de nome num país específico pode trazer problemas e dores de cabeça para os usuários, já que um mesmo serviço fica fragmentado, parecendo ser “dois”. Faz mais sentido manter um único nome válido em todo o mundo. Por isso a MS prefere abandonar o processo referente à marca SkyDrive, já que teria grandes dificuldades em conseguir uma negociação com aquela empresa britânica. Para os usuários não deve mudar nada na prática, o serviço continuará funcionando da forma atual e a marca SkyDrive será usada por mais um tempinho.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!