Em uma conferência de imprensa realizada em Seul, na Coreia do Sul, a SK Hynix revelou que está desenvolvendo um SSD com 300 TB de capacidade. O anúncio acaba funcionando como uma resposta a Samsung, e o modelo PBSSD, com 240 TB.
SSD voltado para data centers
Evidentemente essa linha de SSDs não é voltada ao consumidor final. A SK Hynix está mirando em clientes corporativos, que irão utilizar essas unidades em data centers e base de dados para inteligência artificial.
O mercado que gira em torno dos avanços da IA está impulsionando uma corrida por armazenamento. Além de SSDs, os HDs também estão em foco. Panorama que ajuda a entender por que o preço de certas unidades vem aumentando.
A SK Hynix não abordou pontos técnicos sobre essa nova unidade de 300 TB que está sendo desenvolvida. Em termos de interface, possivelmente será usado PCIe 6.0 x16.
Demanda por dados
Alguns pesquisadores projetam um aumento considerável no volume de dados para os próximos anos. A estimativa é que a quantidade total de dados gerados alcance 600 zettabytes em 2030 (em 2014 estávamos em 15 zettabytes). Portanto, a demanda por armazenamento – principalmente no mundo corporativo – seguirá em evidência.
Outros projetos
A SK Hynix também confirmou que está trabalhando em outros produtos para o seu portfólio: memórias HBM4, HBM4E, soluções de CXL Pooled Memory e de Processing-in-Memory, LPDDR6, GDDR7, PIM e DDR5 de alta capacidade.
Deixe seu comentário