As inteligências artificiais vêm evoluindo rapidamente e embora muitos enxerguem isso como algo positivo, alguns temem pelos efeitos negativos. Muitos trabalhadores, especialmente dos campos artísticos, já demonstram preocupação pelo futuro de seus empregos.
O uso de I.A.s para a criação de artes vem se proliferando na internet, com qualquer usuário podendo criar desenhos extremamente complexos. Artistas e sites já vem evitando o uso da tecnologia e agora parece que vários grandes portais do Japão baniram tais criações.
Os sites DLsite, Ci-en, pixiv FANBOX e Fantia, todos especializados na venda de artes por artistas independentes, baniram recentemente conteúdos gerados por inteligência artificial em suas respectivas plataformas.
Enquanto os sites DLsite e Ci-en baniram o uso de I.A.s para imagens e vídeos, eles ainda permitem o uso para assistência na criação de jogos. Já o pixiv FANBOX e Fantia baniram por completo o uso de qualquer tipo de inteligência artificial.
Leia Também:
- Quais são as principais diferenças entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?
- Elon Musk passa o bastão: Linda Yaccarino é a nova CEO do Twitter
Embora todos os quatro sites tenham afirmado que o banimento será apenas temporário, nenhuma data foi fornecida de quando artes por I.A. voltarão a ser aceitas. O motivo da proibição seria para proteger os criadores de conteúdo.
As plataformas informaram que nos últimos meses viram uma enorme quantidade de conteúdos gerados por I.A. sendo enviados, o que estaria afetando aqueles que estão criando as próprias artes do zero.
Inscreva-se no canal do Hardware.com.br
Enquanto investiga a situação, as artes por I.A. foram banidas para que os artistas não sejam negativamente afetados. E você, qual é sua opinião a respeito dessa disputa entre criadores de conteúdos e artes geradas por I.A.? Conta para a gente na seção de comentários abaixo!
Deixe seu comentário