O uso do script Coinhive, que permite a mineração da cripomoeda Monero via navegador já é uma moda mundial. Mais de 1000 sites mundo afora já utilizam a técnica. Um levantamento da Adblock Guard revela que mais de 500 milhões de usuários pelo mundo já foram afetados. No Brasil, o caso mais famoso até então, foi o que reportamos hoje mais cedo, envolvendo o site do Governo de São Paulo. E agora mais um site entra para os holofotes nessa questão da mineração via navegaor. O portal da Rádio Guaiba.
A Rádio Guaíba, fundada em 1957, atua no Rio Grande do Sul, e desde 2007 faz parte do Grupo Record. Ao dar uma olhada no código fonte da página, é possível notar claramente o script coinhive. Fizemos um teste rápido, antes de entrarmos na página o uso da CPU com o Google Chrome estava em torno de 8%, assim que acessamos o site da Rádio Guaíba subiu para 80,5%.
Fizemos também outro teste, instalando o plugin No Coin, que promete bloquear essa mineração. Realmente funcionou. Assim que acessamos o site da Rádio Guaíba, com o plugin ativado, aparece um alerta dizendo que um minerador de moedas foi encontrado na página. Além da detecção, o bloqueio é feito automaticamente, normalizando a carga de uso da CPU, que no nosso caso ficou na mesma média dos 8%, bem distante dos 80,5% que estava batendo antes.
Atualização: 11/11/2017
O minerador foi removido da página do site da Rádio Guaíba. Tentamos contato para entender se a ação de incluir o script partiu da rádio ou foi fruto de alguma invasão, mas não obtivemos resposta.