Sistema de audio Dolby Atmos chega aos teatros

Sistema de audio Dolby Atmos chega aos teatros

O teatro está dando o seu primeiro passo para um futuro mais tecnológico com uma nova revolução sonora presente nos palcos. Acontece que, pela primeira vez, a tecnologia Dolby Atmos será aplicada em uma peça teatral ao vivo.

A tecnologia já vinha transformando a experiência em som em outras áreas como filmes, home theaters e até fones de ouvido desde que foi lançada em 2012. Agora, ela chega aos palcos com a adaptação de King Lear pela Kenneth Branagh Theatre Company, que leva a tragédia de Shakespeare ao Griffin Theater da The Shed, em Nova York.

Leia também:

O que é Dolby Atmos e como funciona essa tecnologia de som surround?
Stability AI lança modelo de IA para geração de sons e músicas, a Stable Audio Open

Dolby Atmos traz uma nova era para o teatro ao vivo

Dolby Atmos

Desde seu lançamento, o Dolby Atmos trouxe uma nova dimensão de som para o público, principalmente com seu áudio surround que pode ser direcionado para qualquer ponto do ambiente, fazendo com que os espectadores sintam o som ao seu redor e até acima deles.

Essa tecnologia já tinha sido usada em eventos ao vivo antes, incluindo shows no Dolby Live, no Park MGM, em Las Vegas, porém sua chegada em uma produção teatral traz uma nova experiência.

Em King Lear, a tecnologia Dolby Atmos promete trazer uma experiência sonora que vai além do que o público do teatro está acostumado. Em vez de se limitar aos alto-falantes tradicionais, a tecnologia distribui o som em camadas, permitindo que cada detalhe, desde o trovão de uma tempestade até os sussurros de tensão entre os personagens, seja experimentado com uma profundidade e precisão que parece trazer o público para dentro do próprio universo da peça.

Kenneth Branagh traz sua experiência cinematográfica para o teatro

Kenneth Branagh

Kenneth Branagh, o ator e diretor por trás dessa adaptação, já tem experiência com o Dolby Atmos em suas produções cinematográficas, incluindo o premiado Belfast. Segundo Jed Harmsen, Chefe de Cinema e Entretenimento de Grupo na Dolby, “as brilhantes implementações de Dolby Atmos de Kenneth Branagh no cinema, como em seu Belfast, vencedor do Oscar, demonstram o poder dos artistas de imergir o público de maneiras nunca antes possíveis.”

A colaboração com Dolby permite que Branagh possa trazer essa mesma abordagem cinematográfica para o palco, testando novos caminhos para tornar o som um elemento ada vez mais essencial da narrativa.

Para Branagh, que atua no papel principal de Lear, a tecnologia garante mais do que apenas um aprimoramento do som, ela se torna uma ferramenta para aprofundar a experiência emocional da obra. O design de som permite que o público sinta a intensidade dos conflitos internos e externos dos personagens, como se estivessem vivenciando as dificuldade emocionais e físicas de Lear.

Como o Dolby Atmos muda a experiência do público

Ao usar o Dolby Atmos, a Kenneth Branagh Theatre Company oferece ao público de King Lear uma experiência ainda mais imersiva, onde o som não é apenas um suporte para a cena, mas um elemento ativo da narrativa.

Imagine estar em um teatro onde uma tempestade que assola o personagem parece acontecer ao seu redor, os trovões ecoando acima e ao seu redor, enquanto o som das vozes dos personagens preenche o ambiente.

Essa inovação do som melhora bastante a experiência teatral ao permitir que o público seja transportado para o próprio universo da peça, contribuindo para a criação de uma atmosfera dramática e emocional. É uma maneira de aprofundar a conexão do espectador com a trama, utilizando a tecnologia para expandir o impacto da narrativa.

King Lear estará em cartaz de 26 de outubro a 15 de dezembro de 2024 no Griffin Theater, em Nova York.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X