Seu Jorge usa fone de ouvido que purifica o ar e viraliza nas redes; mas será que funciona?

Seu Jorge usa fone de ouvido que purifica o ar e viraliza nas redes; mas será que funciona?

Seu Jorge, o renomado cantor brasileiro mais conhecido por seu timbre de voz marcante do que por sua preocupação com a saúde cardiorrespiratória, acabou viralizando nesta semana por causa de um aparato tecnológico.

Ele foi visto praticando sua corrida matinal na orla de Ipanema com um par de fones de ouvido com design bem diferente dos modelos tradicionais. Este fone de ouvido diferente chamou a atenção pela cor viva e pela parte que cobre a boca. Isso fez muita gente ficar interessada e curiosa. Por que esse fone cobre a boca do usuário?

Leia também
Anker apresenta fones de ouvido focados no sono que prometem bloquear roncos e despertar de forma suave

Dyson Zone – o fone que purifica o ar

Instagram Seu Jorge

O fone em questão trata-se do Dyson Zone, um produto que foi apresentado ao público em 2022 cheio de boas intenções. Este fone de ouvido sem fio possui a tecnologia para cancelamento de ruídos (ANC – Active Noise Cancellation). Até aí, tudo normal, vários fones no mercado contam com este recurso.

Porém, este fone possui um mecanismo de purificação de ar, desenhado para ser utilizado junto com o fone. Esta parte do equipamento — que é justamente a que cobre a boca do usuário — destina-se a filtrar as partículas presentes no ar. Quem desenvolveu o dispositivo garante que ele é capaz de eliminar até 99% das impurezas microscópicas que pairam ao nosso redor.

Ao ativar o purificador integrado, o fone liga pequenos ventiladores situados nas laterais do fone. Estes componentes entram em ação para purificar o ar circundante, trabalhando para fornecer uma corrente contínua de ar purificado diretamente para as vias respiratórias do usuário.

Mas funciona?

Fones de ouvido Dyson Zone

Apesar da tecnologia “diferentona”, as avaliações do Dyson Zone mostram que ele pode não atender a todas as expectativas. Muitos dizem que é melhor usar máscaras de proteção tradicionais, que são mais seguras e funcionais.

Marques Brownlee, o youtuber conhecido como MKBHD, postou um vídeo em 2023 onde diz que “este é o produto mais idiota que eu já testei”. Em seu depoimento, Brownlee expõe seus pontos de vista sobre a pesada estrutura do dispositivo, a qualidade do som que não atende aos padrões elevados esperados por audiófilos e o ruído perceptível e incômodo dos ventiladores quando estão operantes, atrapalhando até mesmo a música.

Além disso, a parte do purificador de ar que acompanha o fone também recebeu críticas. Segundo os relatos, ela não se mostra totalmente eficaz em bloquear odores indesejáveis, a penetração de poeira e até mesmo a poluição atmosférica. Isso é atribuído ao design que não permite que o purificador se mantenha perfeitamente selado ao rosto, deixando brechas pelas quais o ar “contaminado” consegue passar tanto pela parte superior quanto inferior do item.

Caro e com utilidade questionável

O fone de ouvido com máscara não está à venda no Brasil (e pode ser que nunca esteja). Nos EUA, ele custa a partir de US$ 699. Isso é cerca de R$ 3.600 em uma conversão direta.

Além disso, para manter o produto, é preciso trocar os filtros de vez em quando. Por enquanto, só a empresa que faz o fone vende esses filtros.O Dyson Zone é caro e não tem a qualidade de som que muitos esperam. Ele também não protege tão bem contra coisas do ar. Por isso, fica difícil ver ele como uma boa escolha, seja como fone ou purificador de ar.

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X