A empresa Camino anunciou um servidor de GPUs equipado com as ainda não revelada oficialmente RTX 5090, placa que deve ser apresentada pela NVIDIA somente em janeiro.
Detalhes do Servidor RTX 5090
Os servidores da Camino apresentam especificações de ponta, incluindo:
- CPU: AMD EPYC com 32 núcleos.
- Memória: 256GB de RAM.
- Armazenamento: 1TB em SSD NVMe.
- GPUs: Opções com 6 ou 8 placas RTX 5090.
Os preços anunciados para essas configurações são surpreendentes:
- 6 GPUs: 40 mil euros
- 8 GPUs: 50 mil euros
Segundo o portal HardwareLuxx, que entrou em contato com a Camino, o valor por GPU é estimado em 5 mil euros, um número impressionante, mesmo considerando o mercado de hardware de alto desempenho. Segundo rumores recentes, o preço da RTX 5090 deve custar próximo de US$ 2 mil.
A configuração dos servidores inclui resfriamento personalizado, supostamente estendido às GPUs, que são instaladas em clusters de slot único.
Polêmica
O que torna o caso ainda mais intrigante é a exigência de um depósito de 10 mil euros para garantir o pedido. Isso eleva a pré-venda a outro nível, especialmente considerando que a NVIDIA ainda não oficializou a RTX 5090.
Além disso, a Camino é uma empresa parceira oficial da NVIDIA, o que levanta dúvidas sobre como ela conseguiu acesso às GPUs antes do anúncio oficial. Seria uma quebra de embargo?
Apesar de toda a especulação, a NVIDIA ainda não se pronunciou sobre a RTX 5090 ou sobre os servidores da Camino. O que parece claro, no entanto, é que as GPUs da linha Blackwell prometem ser extremamente poderosas — e caras.
Embora seja oficialmente uma placa que faz parte da linha GeForce, que atende o público gamer, a futura RTX 5090, e até mesmo a RTX 4090, é uma placa que pode fazer até mais sentido em cenários fora do universo gamers, como servidores, ou tarefas que demandam um alto poder computacional.
Deixe seu comentário