Está marcado para 2025 o lançamento de GTA 6. Apontado por analistas como um produto com potencial de ser o maior lançamento da indústria dos games. E, como tudo que envolve GTA, há uma série de rumores e comentários sobre tudo que rodeia o sucessor de GTA V.
Um dos temas é em relação ao desempenho. Como as plataformas irão performar no game, considerando um possível salto considerável de qualidade, tendo em vista o trailer do game?
Segundo aposta do perfil RetroGamingTech no X, pegando como base as informações mais atualizadas sobre as possíveis especificações do PS5 Pro, GTA 6 não deve atingir 60 FPS na versão mais robusta do PS5. Modelo que ainda não foi confirmado oficialmente, mas que, segundo boatos, deve chegar ao mercado ainda em 2024.
So now we know that the PS5 Pro’s CPU clocks, basically if GTA6 cannot hit 60 on the ‘base’ console due to CPU bottleneck, it ain’t happening on the Pro.
Unless we’re missing something very important from leaks, there’s frame gen (which has own issues)
— RedGamingTech (@RedGamingTech) March 18, 2024
O perfil aponta o gargalo da CPU como o ponto crucial que impedirá do game rodar a 60 FPS no PS5 Pro. Segundo vazamentos, o PS5 Pro usará o mesmo processador do PS5 base, mas terá o modo de alta frequência, permitindo alcançar um salto de cerca de 10% no clock de operação. No entanto, o SoC personalizado pela AMD seria basicamente o mesmo: um chip de 8 núcleos baseado em AMD Zen2.
O RetroGamingTech acredita que, ao menos que estejamos perdendo algo de muito importante nos vazamentos, GTA 6 não conseguirá obter os 60 FPS nem na versão mais robusta do PS5.
Pelo menos não do ponto de vista da resolução nativa, um 4K a 60 FPS. O trabalho que a Sony está fazendo internamente em relação a tecnologias de upscalling e geração de quadros, como o PlayStation Spectral Super Resolution Upscalling, pode ser um artíficio para fazer o console ter um framerate mais alto, sacrificando o 4K nativo.
No ano passado, Richard Leadfbetter, analista da Digital Foundry, comentou sobre a questão dos 60 FPS de GTA 6 nos consoles base. O PS5 e o Xbox Series. Em sua visão, o caminho que o jogo terá nesses consoles será os 30 FPS.
Já Alex, Battaglia, também da Digital Foundry, pontuou que, pode até ser possível chegar aos 60 FPS, mas que ele ficaria surpreso se houvesse um modo desempenho que fizesse o game atingir a essa taxa de frames.
Caso se confirme o gráfico exibido no trailer, aliado a densidade de elementos em cena em diversos pontos, Battalia diz que os 30 FPS deve ser o ideal. Nessa mesma análise pontuada no ano passado, a Digital Foundry já alertara que o PS5 Pro talvez não fosse tão poderoso assim para lidar com um jogo complexo como GTA 6 a 60 FPS.
Além de uma questão técnica, em que a implementação se torna possível ou não, o framerate também está diretamente ligado a sensação que o produto final irá passar Ainda mais se considerarmos a gigantesca faixa do público que nem se liga nesses detalhes. Adotar um framerate acima da real capacidade da plataforma poderia ser um grande problema do ponto de vista da sensação de um produto mal-acabado e incongruente.
Ainda sob o ponto de vista do mercado, o PS5 Pro é um produto que usará o GTA 6 como um trampolim para impulsionar as vendas. Esse ponto de vista é corroborado CEO da Kantan Games, empresa de consultoria de jogos, com sede em Tóquio. Em declaração à CNBC, o executivo disse a “Sony vai querer ter um excelente hardware pronto quando GTA VI chegar em 2025, um lançamento que será um grande estímulo para toda a indústria de jogos.”
Os planos da Rockstar com GTA 6 não seria apenas superar os jogos anteriores da franquia, e sim estabelecer um novo padrão, que nunca foi feito anteriormente. Entregando um produto de altíssima qualidade.
Deixe seu comentário