Os SSDs alcançaram o posto de sonho de consumo quando o assunto é um upgrade em unidades de armazenamento, porém os HDs continuam com seu espaço garantido, principalmente nas opções voltadas para o setor corporativo, a Seagate é um bom exemplo quando o assunto é investimento em discos, segmentado inclusive seus produtos em linhas específicas, como a BarraCuda Pro (voltado para usuários que necessitam de um HD de alto desempenho), IronWolf (NAS) e SkyHawk (DVR e NVR). Além de novos modelos, tecnologias de fabricação, como o SMR e até o uso de Hélio permitem unidades cada vez mais variadas em termos de capacidade. No ano passado, por exemplo, a Seagate lançou o primeiro HD com 10 TB de capacidade.
10 TB é só a ponta do Iceberg para a Seagate, já que ainda este ano devem chegar ao mercado opções com 12 TB de capacidade, e entre 2018 e 2020 veremos no mercado HDs com 14 TB, 16 TB e até 20 TB. A expectativa é o lançamento de discos rígidos com 14 TB e 16 TB nos próximos 18 meses e 20 TB em 2020.
Apesar dessas novidades impressionantes, é bom relembrar que recentemente a Seagate fechou uma das suas fábricas de HDs, localizada em Suzhou, na China, com isso a produção trimestral de discos rígidos será menor, passando de 55 a 60 milhões para algo em torno de 35 a 40 milhões de unidades.