O Google liberou um preview da nova plataforma Android 3.0, de codinome Honeycomb (favo de mel, aos curiosos), e um conjunto atualizado de ferramentas de desenvolvimento. A nova versão inclui uma interface gráfica do framework aprimorada para dispositivos de tela grande, além de vários ajustes voltados aos tablets, bem como um novo framework de animação, suporte a Live Streaming via HTTP, processadores multi-core, gráficos 2D e 3D de alta qualidade, Bluetooth A2DP. Há ainda suporte melhorado a armazenamento criptografado, expiração de senhas, e e-mail.
A nova interface do Honeycomb se estende da barra do sistema na parte inferir em telas grandes, dando informações globais de status. A barra de ação no topo agora permite gerenciar aplicativos. O navegador recebeu suporte a múltiplas abas, suporte à sincronização de favoritos do Chrome, suporte multi-touch para JavaScript e plugins, e login automático em sites do Google.
Lembre-se que estas são apenas informações sobre o lado “software”. O primeiro dispositivo com Android 3.0, o Motorola Xoom, que será lançado no próximo mês. Ao longo deste ano, muito mais modelos serão lançados. Vale lembrar que no início do mês, o Google lançou um vídeo promocional do Android 3.0. Agora os desenvolvedores podem finalmente começar a brincar. Os usuários poderão ver as novidades na página oficial.
Olhe a tela abaixo e me diga: Chrome OS para que?