Parece que isso está ficando cada vez mais comum. A famosa atriz Scarlett Johansson está movendo uma ação judicial contra um desenvolvedor de aplicativos de IA por utilizar seu nome e imagem em uma propaganda online, conforme divulgado pela Variety.
A publicidade era para um editor de imagens baseado em IA, denominado Lisa IA: 90s Yearbook & Avatar. A propaganda em questão apresentava uma versão gerada por IA da voz de Johansson.
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Conforme informado pela Variety, o anúncio de 22 segundos exibia Johansson nos bastidores das gravações do filme “Viúva Negra”, onde ela diz: “E aí, pessoal? Sou eu, Scarlett, e quero que vocês venham comigo.“
No entanto, a propaganda muda o foco de Johansson e uma voz gerada por IA, que tenta imitar a voz da atriz, afirma: “Não se restrinja apenas a avatares. Você também pode gerar imagens com textos e até seus próprios vídeos em IA. Acredito que você não deveria perder isso.“
No rodapé do anúncio a Convert Software — empresa responsável pelo aplicativo — até tenta tirar o corpo fora com um texto que diz: “Imagens produzidas pela Lisa IA. Não tem relação alguma com esta pessoa”. No entanto, essa desculpa não colou e os advogados da atriz entraram em cena.
Representantes de Johansson informaram à Variety que a atriz nunca foi garota-propaganda do aplicativo e que seu advogado, Kevin Yorn, “interviu na situação juridicamente.”
“Não encaramos essas situações de forma leviana. Como é de praxe em casos como este, vamos abordá-lo com todos os recursos legais disponíveis”, declarou Yorn à Variety. Tanto Yorn quanto a Convert Software não responderam ao pedido de comentário do The Verge sobre a natureza da ação judicial.
Vai ficar cada vez mais comum
Com ferramentas de inteligência artificial se tornando cada vez mais acessíveis, é provável que vejamos cada vez mais casos semelhantes no futuro. Recentemente o ator Tom Hanks foi vítima de algo parecido.
O ator, mundialmente conhecido por filmes de sucesso como “Forrest Gump” e “O Resgate do Soldado Ryan”, denunciou o uso indevido de sua imagem em um anúncio de serviços odontológicos.
A empresa por trás da publicidade utilizou a técnica de deepfake para inserir o rosto do ator no comercial. Em resposta, Hanks compartilhou um print do anúncio em suas redes sociais, esclarecendo que não tem qualquer associação com a empresa em questão. Sem dúvida alguma, a utilização de deepfakes será cada vez mais comum.
Inclusive, tais técnicas de manipulação tecnológica, como o deepfake, foram uma das razões para recentes protestos e greves de atores e roteiristas em Hollywood, que expressam preocupação com o uso potencial de IA na produção cinematográfica. A capacidade de criar histórias, recriar vozes e até rostos e expressões faciais de atores tem o potencial de precarizar ainda mais o trabalho dos artistas que trabalham com audiovisual.
Fonte: Variety
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