Sapphire anuncia a Radeon RX 570 com 16 GB de RAM, voltada para mineração

A Sapphire anunciou uma nova placa de vídeo voltada para usuários que desejam fazer a mineração de criptomoedas, uma versão especial da RX 570 com 16 GB de memória GDDR5, simplesmente o dobro de VRAM oferecida normalmente por essa placa. Em termos de design a placa segue outros modelos da série Nitro, com um sistema de resfriamento baseado em dois fans.

Embora possa parecer fora de time esse lançamento, já que a mineração via hardware convencional não é tão mais viável,  Adrian Thompson, vice-presidente de marketing da Sapphire, aposta suas fichas no uso dessa placa para a mineração de uma criptomoeda chamada Grin, baseada no protocolo Mimblewimble. A quantidade de VRAM presente na placa garante que ela seja capaz de lidar com a mineração através dos dois algoritmos da Grin, um que exige mais de 11 GB de memória de vídeo e o outro que requer mais de 5,5 GB. Com os 16 GB a Sapphire garante que o usuário possa trabalhar de uma forma dual mining, utilizando ambas os algoritmos ou alternando, de acordo com o que estiver rendendo mais grana.

RX 570

As frequências de operação da GPU não foram reveladas. Os 16 GB de RAM se comunicam com a GPU através de um barramento de 256-bit e opera com uma frequência efetiva de 7 GHz. A largura de banda é 224 GB/s. Mesmo não sendo o foco, a placa também pode ser utilizada como uma VGA convencional, já que conta com uma saída de vídeo HDMI.

Preço e disponibilidade

A Sapphire não revelou a data de lançamento e preço deste modelo da RX 570.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!