A Samsung Display revelou duas novas tecnologias de telas nesta terça-feira (23). As novidades foram apresentadas na Display Week, evento anual realizado em Los Angeles.
As novidades consistem em uma tela OLED com sensor biométrico integrado e um display enrolável. Ambas as tecnologias têm potencial para estarem nos próximos smartphones e notebooks daqui a alguns anos.
Leia também
Quais são as diferenças entre OLED e QLED?
O que é tela Super AMOLED e como funciona?
Sensor OLED Display
A nova tela OLED, chamada de Sensor OLED Display, é uma inovação que promete deixar ainda mais prática a maneira como interagimos com nossos dispositivos. A tela integra um scanner de impressão digital diretamente no painel OLED, eliminando a necessidade de um módulo de scanner de impressão digital separado.
Isso significa que as fabricantes de smartphones não precisarão adicionar um módulo de scanner de impressão digital separado sob a tela, simplificando o design e a produção.
Além disso, a tela é capaz de reconhecer impressões digitais em qualquer parte, tornando o desbloqueio mais rápido e fácil. Isso é uma grande vantagem, pois a maioria dos telefones com um sensor de impressão digital sob a tela tem áreas de escaneamento bem pequenas. Com a nova tecnologia da Samsung, você poderia teoricamente desbloquear seu telefone sem precisar tocar em uma área específica da tela.
Mas a inovação não para por aí. A Sensor OLED Display também é capaz de medir a frequência cardíaca, a pressão arterial e o nível de estresse de uma pessoa a partir dos dedos.
A tecnologia funciona lendo a luz da tela OLED à medida que sua reflexão muda devido à “contração e relaxamento dos vasos sanguíneos dentro do dedo”. É a mesma tecnologia usada em smartwatches e smartbands. A Samsung Display afirma que a tela pode medir esses dados com precisão, analisando o reflexo da luz do OLED nos vasos sanguíneos de um ou dois dedos.
Tela enrolável
A segunda novidade apresentada pela Samsung Display é o Rollable Flex. Trata-se de um novo tipo de tela flexível que pode ser desenrolada de apenas 5 cm para 25 cm, mais de cinco vezes seu comprimento.
A Samsung sugere que essa tecnologia pode ser usada em monitores para facilitar seu transporte. O protótipo da tela enrolável da Samsung é enrolado como um pergaminho, medindo 5 cm de altura quando “fechado”, chegando ao tamanho máximo de 25 cm quando expandido.
A ideia de uma tela enrolável não é exatamente nova. A Lenovo, por exemplo, apresentou um notebook com tela enrolável em fevereiro desse ano. Porém, a Samsung está levando a tecnologia a um novo patamar com o Rollable Flex. A empresa sugere que este tipo de display pode revolucionar a portabilidade de tablets ou laptops, transformando um display de tamanho grande e difícil de transportar em um formato portátil.
Quando chegarão ao mercado?
Ainda não está claro quando essas novas telas estarão disponíveis no mercado. A Samsung Display não forneceu detalhes sobre o tamanho geral ou a resolução do Rollable Flex. E também não está claro quão precisas podem ser as leituras de saúde do Sensor OLED Display, quanto tempo o processo leva, ou se essas leituras podem ser feitas ao mesmo tempo em que uma impressão digital é lida.
Essas novas telas são apenas protótipos no momento, mas as implicações para o futuro dos dispositivos móveis são empolgantes.
Por ora, apenas o Sensor OLED Display é a tecnologia mais provável de aparecer nos smartphones no curto prazo. Para as telas enroláveis serem uma realidade comum, ainda vai demorar alguns anos.
Fonte: The Verge e Android Authority
Deixe seu comentário