A Samsung oficializou que realmente vai lançar o processador Exynos 2400, o chip que provavelmente dará vida ao próximo smartphone premium da companhia, o Galaxy S24.
A revelação ocorreu durante o LSI Tech Day, um evento da própria empresa, na última quinta-feira (5). Este processador contará com uma unidade gráfica (GPU Xclipse 940) baseada na arquitetura RDNA 3, fruto da colaboração entre a Samsung e a AMD.
Leia também
Samsung lança o Galaxy SmartTag 2 com bateria que dura até 700 dias
Samsung lança programa Repara Contigo; usuários agora podem consertar seus celulares em casa
Exynos 2400 será 70% mais rápido que geração passada
Os informantes da indústria mais uma vez acertaram. As primeiras especulações sobre o Exynos 2400 surgiram logo após o lançamento do Galaxy S23, lançado em fevereiro.
Contudo, houve equívocos em algumas informações. Alguns leakers afirmaram que todos os modelos do Galaxy S24 seriam equipados com o Exynos 2400. No entanto, a Qualcomm já havia revelado um acordo de longa duração para fornecer chips Snapdragon para a série Galaxy S.
Durante a apresentação do novo chip, a Samsung destacou que o Exynos 2400 terá um desempenho de CPU 70% superior ao seu antecessor, o Exynos 2200. O foco principal do desenvolvimento deste chip foi em inteligência artificial, prometendo um processamento 14 vezes mais rápido em tarefas relacionadas à IA.
No que diz respeito às capacidades de IA, a Samsung lançou uma nova ferramenta projetada para os próximos smartphones (provavelmente a série Galaxy S24) que pode criar imagens a partir de textos usando o chipset Exynos 2400.
Parceria com AMD trará GPU baseada em RDNA3
A Samsung continuará sua parceria com a AMD para a GPU do Exynos 2400, que utilizará a arquitetura RDNA 3, a mesma empregada nas placas gráficas da série Radeon RX 7000. Quando essa parceria foi inicialmente anunciada em 2022, o Exynos 2200 era tido como um chip excelente para jogos, mas enfrentou problemas de desempenho que afetaram sua GPU.
A Samsung afirma que a GPU Xclipse 940 oferece um desempenho superior em jogos e Ray Tracing. A demonstração ao vivo destacou as melhorias significativas nas capacidades de ray tracing do Exynos 2400, incluindo iluminação global, reflexões mais precisas e renderização de sombras.
Outra novidade que será proporcionada pelo chip Exynos 2400 é a comunicação com satélites. O modem 5G de próxima geração da empresa é compatível com a tecnologia NB-IoT (Narrowband Internet of Things) e NTN (Non-Terrestrial Networks), oferecendo comunicação via satélite para smartphones.
Em colaboração com a Skylo Technologies, a Samsung exibiu um vídeo dessa funcionalidade, o que provavelmente indica a possibilidade de comunicação bidirecional via satélite na série Galaxy S24 para mensagens de emergência.
Nova configuração dos núcleos
Embora a revelação tenha sido apenas um vislumbre, já temos algumas pistas sobre o que esperar do novo Exynos. Aparentemente, este será o primeiro SoC em anos a contar com uma CPU de dez núcleos, organizada em quatro conjuntos, com uma configuração de 1 + 2 + 3 + 4.
O conjunto seria composto por um Cortex-X4 de desempenho máximo operando a até 3,1 GHz, dois Cortex-A720 de alta performance a 2,9 GHz, mais três Cortex-A720 para tarefas menos exigentes a 2,6 GHz e quatro Cortex-A520 de alta eficiência energética trabalhando a 1,8 GHz.
A Xclipse 940, por sua vez, teria o dobro do tamanho da sua antecessora, contendo 12 Unidades Computacionais (CUs) ou 768 núcleos, aproximando-se dos gráficos integrados dos processadores Ryzen para laptops.
Apesar das semelhanças, as restrições de energia e resfriamento manteriam a GPU distante da performance encontrada em PCs. Na verdade, testes vazados sugerem que, mesmo com todas as melhorias, o Exynos 2400 terá dificuldade para rivalizar com o aguardado Snapdragon 8 Gen 3, alcançando apenas uma performance gráfica similar ao Snapdragon 8 Gen 2. Vale ressaltar que esses dados são de um único benchmark, e várias otimizações ainda devem ser realizadas antes do lançamento oficial do chip.
Exynos 2400 deve ser lançado em 18 de janeiro
Se as informações vazadas estiverem corretas, a série Galaxy S24 será lançada em 18 de janeiro. A Samsung planeja lançar modelos com o Exynos 2400 e também com o Snapdragon 8 Gen 3, que deve ser revelado pela Qualcomm em breve.
Com a iminente chegada do Galaxy S23 FE com Exynos no Brasil, é possível que a Samsung também traga seu novo flagship com o Exynos 2400 para o mercado brasileiro.
Apesar das altas expectativas em torno do novo chip da Samsung, rumores sugerem que o grande destaque do primeiro evento Galaxy Unpacked de 2024 será o Galaxy Ring, um anel inteligente e o primeiro novo produto da Samsung em quatro anos.
Fonte: AndroidAuthority e SamMobile
Deixe seu comentário