A Samsung é mais uma empresa a entrar na “corrida da inteligência artificial generativa”. Nesta quarta-feira (8) a gigante sul-coreana anunciou o Gauss. Trata-se de uma ferramenta de IA capaz de gerar textos, imagens e até auxiliar em tarefas como programação.
O nome “Gauss” é uma homenagem ao matemático Carl Friedrich Gauss, cujo trabalho foi a espinha dorsal para o desenvolvimento do aprendizado de máquina e IA. Esta nova inteligência artificial da Samsung é multifacetada e inclui três componentes principais: Gauss Language, Gauss Code e Gauss Image. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esta novidade.
Leia também
Samsung segue na liderança de vendas de celulares, mas vê queda em 2023
Buscas mais inteligentes: Google Brasil lança IA generativa; saiba como usar
Escreve, programa e desenha
O Gauss Language é um modelo de linguagem avançado que pode compreender e responder a perguntas humanas, similar ao ChatGPT. Ele é projetado para aumentar a produtividade, auxiliando em tarefas como escrever e editar e-mails, resumir documentos e traduzir idiomas.
A Samsung planeja integrar esse modelo em seus dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets. Assim ela conseguiria tornar seus dispositivos inteligentes ainda mais inteligentes.
O Gauss Code, por sua vez, funciona através de um assistente de programação chamado Code.i, que tem como objetivo ajudar desenvolvedores a escrever código de maneira mais rápida e eficiente.
Ele suportará a descrição de código e a geração de casos de teste por meio de uma interface interativa. Já o Gauss Image é uma ferramenta de geração e edição de imagens que pode, por exemplo, converter imagens de baixa resolução em alta resolução.
Vale ressaltar que todos os três modelos de IA serão capazes de rodar boa parte de suas funções localmente. Ou seja, não será necessário ter acesso à internet para utilizar estas novas ferramentas de IA.
Samsung Gauss pode chegar com o Galaxy S24
Atualmente, o Gauss está sendo utilizado internamente pela equipe da Samsung, mas a empresa promete disponibilizá-la ao público em um futuro próximo, sem especificar datas. Há expectativas de que a inteligência artificial Gauss seja integrada ao próximo Galaxy S24, previsto para ser lançado no início de 2024. A Samsung também mencionou que começará a adicionar IA generativa às “funções principais” de dispositivos móveis a partir de 2024.
Além disso, a Samsung está trabalhando para trazer IA generativa para seu assistente virtual Bixby, usado em eletrodomésticos, embora não seja tão poderoso quanto o ChatGPT. A empresa enfatiza que, mesmo que o usuário não utilize um comando definido, a Bixby entenderá o contexto da conversa e permitirá uma comunicação mais natural.
Outro rumor indica que a Samsung pode cobrar uma mensalidade para que os usuários utilizem todas as capacidades do Gauss em seus dispositivos móveis. Se isso for verdade mesmo, o Galaxy S24 virá com integração ao Gauss, mas os interessados teriam que pagar um valor adicional todos os meses para usufruir desses benefícios.
Fontes: TechCrunch, The Verge
Deixe seu comentário