A Samsung Electronics anunciou em um fórum de fabricantes de microeletrônicos planos para a próxima década investir 116 bilhões de dólares no desenvolvimento de fábricas e centros de pesquisa na área de semicondutores.
As grandes empresas de TI estão interessadas em produzir produtos de comunicações móveis 5G, inteligência artificial e sistemas de aprendizado de máquina, indústria automotiva, computação de alto desempenho e outras áreas. Para fazer isso, eles precisam das empresas gigantes que a Samsung está pronta para oferecer. Em particular, os investimentos serão destinados a melhorar ainda mais a litografia com luz ultravioleta extrema (EUV), usada nas tecnologias de 7 e 5 nm.
O vice-presidente de fabricação da Samsung, Yoon Jong Shik, disse que empresas como Amazon, Google, Apple e Alibaba, que não têm experiência na fabricação de semicondutores, estão se esforçando para criar chips com suas próprias idéias conceituais para melhorar a qualidade dos serviços. “Eu acho que isso proporcionará uma inovação significativa em nossos negócios, não relacionada a chips de memória. ”, acrescentou o executivo.
Hoje, o mercado de fabricação por contrato é estimado em US $ 250 bilhões por ano. A taiwanesa TSMC continua sendo a empresa dominante, com uma participação de mais de 50% e planos ambiciosos de investir US $ 14 bilhões anualmente. Ao mesmo tempo, a Samsung controla um pouco menos de 20% desse mercado. Ambas as empresas começarão a lançar chips de 5 nm no segundo semestre de 2020, a liderança da Samsung já iniciou negociações com potenciais clientes.