A próxima geração de chips da Samsung será oficialmente conhecida como “Exynos”. Originalmente com o codinome Orion, o novo nome reflete a filosofia “inteligente e verde” da Samsung, decorrentes originalmente das palavras em grego “exypnos” (inteligente) e “prasinos” (verde).
Seh-Woong Jeong, vice-presidente executivo de marketing, disse que “estamos muito animados para introduzir a marca Exynos para a família de processadores da Samsung. Como os consumidores exigem mais dos seus produtos móveis, os chips Exynos da Samsung serão poderosos para permitir as melhores funções multimídia em alta definição com maior vida útil da bateria”.
Os novos chips Exynos, baseados no ARM Cortex-A9 dual-core, serão os pontos fundamentais na próxima geração de smartphones Galaxy S e o Galaxy Tab 2. Espera-se que sejam semelhantes em design e funções para a próxima geração de chips “A” da Apple, que usa tecnologias da Samsung para fabricar suas variações próprias dos chips ARM.
Cada núcleo dos chips Exynos rodará a 1 GHz, e quando combinados com a GPU Mali-400, serão capazes de decodificar vídeos a 1080p e 30 quadros por segundo. A performance gráfica é aumentada em cinco vezes sobre a atual geração Hummingbird baseada no ARM Cortex-A8, enquanto os Exynos poderão ainda suportar duas telas simultaneamente.