A Samsung anunciou recentemente mais dois modelos de smartphones dobráveis, sendo eles o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5, durante o seu evento Unpacked que aconteceu em Seoul no final de julho. Porém, ao que tudo indica, a empresa também já começou a trabalhar em um tablet dobrável.
Os smartphones dobráveis da Samsung são atualmente grande parte da evolução dos aparelhos desse segmento, e por isso a empresa é vista como pioneira nesse ramo. De acordo com TM Roh, chefe da divisão de mobile experience da Samsung, essa evolução vai continuar em aparelhos maiores.
Leia também:
Xiaomi Mi Mix Fold 3 é lançado como smartphone dobrável mais fino do mercado
Apple registra uma patente para iPhone dobrável
Tablet dobrável vai remeter a um caderno ou livro
Em uma entrevista dada ao SamMobile, TM Roh revelou que a Samsung está disposta a proporcionar experiências cada vez melhores para seus consumidores, e muitas vezes isso vai muito além de simplesmente aumentar as especificações de hardware ou oferecer atualizações.
De acordo com ele, experiências de usuário positivas também têm tudo a ver com otimização dos aparelhos, uma integração cada vez melhor do software e do hardware e, além disso, oferecer para o público novos formatos.
E ao que diz respeito a oferecer ao público novos formatos de produtos, o seu smartphones que abre como um livro ou o modelo flip não são os únicos que a empresa está explorando no momento, e atualmente um dos focos é um novo modelo de tablet dobrável.
Há algum tempo a Samsung já vinha exibindo diversos dispositivos dobráveis diferenciados, mas que estavam apenas em seus estágios experimentais, como por exemplo o Flex G, Flex Note e o Flex S, que era um tablet dobrável que consegue diminuir em 3 vezes o seu tamanho quando está fechado.
Ainda não se sabe se o Flex S será a base para o produto que a Samsung vai apresentar ao público ou se será outro diferente, porém TM Roh confirmou durante o evento da empresa, durante uma entrevista para o The Independent que eles estão de fato já trabalhando nisso.
“O tablet é uma categoria de produto muito boa, onde podemos aplicar o formato dobrável. Por que a Samsung Mobile e eu estamos tão convencidos sobre o dobrável? O motivo é muito simples. Porque faz parte da história e da natureza humana há muito tempo ler livros ou usar cadernos.”
De acordo com ele, as pessoas ainda estão muito familiarizados com o uso de cadernos ou livros, então esse movimento de abrir algo para fazer anotações é algo que ainda chama a atenção. É ter algo capaz de ser dobrado para ficar em um tamanho menor, então as pessoas já tem essa memória muscular de abrir para anotar algo e fechar sabendo que o conteúdo ainda estará ali. Até mesmo como forma de “proteger” esse conteúdo, e por isso muitos cadernos contam com capa dura.
Esse tipo de princípio já é seguido com o Galazy Z Fold 5, porém em uma proporção menor, como um bloco de notas, e não necessariamente como um caderno onde é possível fazer mais anotações.
Um tablet dobrável ofereceria essa tela maior para mais opções de interação, ao mesmo tempo que iria garantir um aparelho que pudesse ser mais portátil e melhor armazenado em bolsas e bolsos. E isso sem precisar ser pequeno o suficiente para ser quase do tamanho de um smartphone.
“As pessoas abrem um livro para ler e abrem um caderno para escrever alguma coisa. Quando não estão sendo usados [e estão dobrados], fica mais compacto e portátil […]. É apenas uma parte natural do comportamento humano.”
TM Roh acredita que assim como esse conceito funcionou para os smartphones, ele também pode funcionar para os tablets e até mesmo tentar reviver um pouco mais esse mercado que atualmente é mais restrito.
“O que foi aplicado ao smartphone também se espalhará para o tablet e laptops. Para isso, nós da Samsung estamos investindo muitos recursos. E uma vez que essa tecnologia fundamental é desenvolvida e acreditamos que o produto está pronto para fornecer inovação significativa aos consumidores, é claro que queremos apresentá-los”.
Com isso, ainda não é possível saber exatamente quando a empresa lançaria o novo tablet dobrável, mas ao menos já existe uma ideia de que ele está sendo preparado e provavelmente mais notícias sobre o produto começará a surgir a medida que a empresa encontrar um conceito certo.
Lembrando ainda que no passado a empresa já chegou até mesmo a registrar uma patente de um tablet dobrável chamado Galaxy Z Fold Tab, porém o aparelho nunca viu a luz do dia. Mas isso não descarta a chance do nome ainda ser usado para o modelo futuro, já que casaria muito bem com o resto da linha.
Deixe seu comentário