Samsung cria equipe interna para desenvolver processadores exclusivos e reduzir dependência da ARM

Samsung cria equipe interna para desenvolver processadores exclusivos e reduzir dependência da ARM

A Samsung Electronics planeja desenvolver seus próprios processadores de computador e dispositivos móveis para concorrer com a Apple. Para isso, a empresa está investindo na montagem de uma equipe interna para o desenvolvimento dos chips.

Para liderar a equipe interna responsável pelo projeto, a Samsung contratou Rahul Tuli. Ele é ex-desenvolvedor da AMD que já coordenou projetos de desenvolvimento de CPUs. A empresa sul-coreana historicamente sempre utilizou núcleos de CPU da britânica ARM em seus processadores Exynos. Mas ao criar suas próprias CPUs, a Samsung poderá reduzir sua dependência da ARM e melhorar a otimização de seus smartphones, tablets e laptops.

Leia também
Samsung lança novos processadores Exynos 1330 e Exynos 1380 para celulares intermediários
Samsung, Intel, Ericsson e IBM se unem para desenvolvimento de chips

Equipe interna já começou a trabalhar

22150136518196.jpg?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

A Samsung está investindo em acelerar o desenvolvimento de seus próprios processadores de próxima geração. O objetivo é melhorar ainda mais a performance de seus smartphones Galaxy, bem como outros dispositivos móveis e computadores.

Em 2022, a empresa lançou o Time de Desenvolvimento de Soluções AP, em conjunto com a Divisão de Experiência Móvel (MX). O propósito é otimizar seus APs, que são os processadores de aplicativos, que possuem um papel fundamental no desempenho dos dispositivos móveis.

A equipe está realizando pesquisas avançadas em chips de próxima geração. A expectativa é que eles lancem uma versão aprimorada do “Galaxy Chip” (nome temporário dado pela equipe de desenvolvimento) em 2025. Trata-se de uma CPU dedicada mais otimizada do que as existentes.

Samsung não teve sucesso no desenvolvimento de chips no passado

Smartprix 2019 12 06T154417.279.webp?fit=scale&fm=pjpg&h=384&ixlib=php 3.3

Ainda que a Samsung já tenha tentado desenvolver suas próprias CPUs no passado, os resultados foram considerados inferiores aos dos concorrentes. Em comparação com os chips da Qualcomm, os processadores da Samsung foram inferiores em termos de eficiência energética, geração de calor e eficiência multi-core.

Isso resultou no cancelamento do Projeto Mongoose em 2019 e na demissão de mais de 300 desenvolvedores que trabalhavam no Samsung Austin Research Center (SARC). Desde então, a gigante sul-coreana tem enfrentado dificuldades para expandir sua presença no mercado de APs. Este mercado é dominado pela Qualcomm no mercado premium e pela MediaTek no mercado de baixo e médio alcance.

A expectativa é que, se o desenvolvimento das CPUs da Samsung for bem-sucedido, a empresa possa utilizar seus próprios componentes já em 2027. Além de reduzir ainda mais a dependência da ARM, a companhia pode ampliar a competitividade no mercado de dispositivos móveis e computadores.

Fonte: Business Korea, MacRumors e Pulse News

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X