A Samsung anunciou nesta terça-feira (26) que concluiu o desenvolvimento de sua nova memória RAM LPCAMM. Esta é a sigla para Low Power Compression Attached Memory Module que, em tradução literal, significa Módulo de Memória Anexado com Compressão de Baixo Consumo. Esse novo padrão de memória promete revolucionar o mercado de dispositivos eletrônicos.
A inovação reside na redução significativa do tamanho dos módulos de memória, que são 60% menores que os pentes de memória RAM tradicionais. Além disso, esses novos módulos oferecem melhorias substanciais em desempenho e eficiência energética.
Leia também
Intel anuncia processador com 288 núcleos
O que é para que serve a memória RAM?
Detalhes dos novos módulos de memória LPCAMM
Os novos módulos de memória LPCAMM da Samsung são capazes de atingir velocidades de até 7,5 Gbps. Comparados aos módulos So-DIMM tradicionais, esses novos componentes apresentam um aumento de 50% no desempenho e uma melhoria de até 70% na eficiência energética.
Outra informação relevante é que estas novas memórias só serão compatíveis com o padrão DDR5. De acordo com a Samsung, as novas memórias LPCAMM serão vendidas em módulos de 32 GB, 64 GB e 128 GB com suporte para Dual-Channel.
Além disso, os módulos são destacáveis, oferecendo maior flexibilidade para atualizações e reparos dos dispositivos eletrônicos equipados com esse tipo de memória. De qualquer maneira, os fabricantes podem soldar os chips de memória RAM LPCAMM na placa-mãe do dispositivo, impedindo qualquer tipo de upgrade.
Pentes 60% menores do que os tradicionais
Um dos aspectos mais notáveis dos novos módulos de memória é seu tamanho compacto. A redução de 60% no tamanho permitirá a inserção desses componentes em dispositivos mais finos e leves, abrindo novas possibilidades de design e funcionalidade para fabricantes de hardware.
Essa novidade tem o potencial de transformar não apenas o mercado de PCs e notebooks, mas também o de data centers. Os módulos serão inicialmente compatíveis com sistemas que utilizam processadores Intel, mas é provável que outras fabricantes, como AMD, Qualcomm e Apple também sejam certificadas no futuro.
“Com a crescente demanda em soluções de memória inovadoras de alto desempenho, baixo consumo e flexibilidade na fabricação através de vários campos, é esperado que a LPCAMM seja amplamente adotada em PCs, laptops e datacenters“, comenta Yongcheol Base, vice-presidente executivo do time de planejamento de memórias da Samsung
A Samsung planeja iniciar os testes desses novos módulos com clientes importantes ainda este ano, com a comercialização prevista para 2024.
Fonte: Samsung
Deixe seu comentário