A Sabrent revelou uma nova opção de SSDs para a linha Rocket P, primeiro com fator de forma M.2 2280 a oferecer 8 TB de capacidade, isso representa o dobro da capacidade de alguns modelos já disponiveis no mercado. Inclusive a própria Sabrent com sua linha Rocket P já oferece SSD M.2 com 4 TB, além de opções com 500 GB, 1 TB e 2 TB. Vale salientar que a Samsung anunciou um M.2 com 8 TB antes da Sabrent, o PM893, no entanto, ele é destinado ao mercado corporativo e utiliza outra variação do M.2, a 22110.
O Sabrent Rocket Q versão 8 TB é um SSD no formato M.2 2280, que utiliza a interface PCIe 3.0 x4 e é compatível com o protocolo NVMe 1.3. O fabricante usou o controlador Sabrent RKT 303 , que provavelmente é uma variação do chip Phison E12S, exibido na CES. A unidade funciona com memórias Micron 3D NAND QLC , provavelmente variantes de 96 camadas.
Lembrando que o QLC, isto é, quatro bits por célula, tem um impacto impacto na durabilidade, já que essa solução de armazenar mais bits por céula acaba resultando em uma redução da vida útil. Como estamos falando de chips NAND a adição de mais bits por célula reduz a quantidade de vezes que ela pode ser reescrita. No entanto, há recursos como o mecanismo de correção de erro ou de redução de desgaste dão uma boa ajuda na questão do tempo de vida da unidade.
A Sabrent não revelou as taxas de trasnferência do Rocket P na sua variante de 8 TB. No modelo de 4 TB os números são o seguinte: até 3.400 MB / s de leitura e 3.000 MB / s em gravação. O TBW, isto é, a quantidade de dados que podem ser gravados na unidade antes que ela comece a passar por problemas de desgaste do modelo de 8 TB também não foi revelado. No de 4 TB é 940 TB.
Preço e disponibilidade
A Sabrent não revelou essas informações.