Recentemente, autoridades russas impuseram multas significativas ao Google e ao TikTok por hospedarem conteúdo considerado proibido no território da Rússia.
A gigante das buscas Google enfrentou uma penalidade financeira de 5 milhões de rublos, o que, na conversão atual, equivale a aproximadamente R$ 342.090,80. Por sua vez, a popular plataforma de vídeos curtos TikTok recebeu uma multa de 4 milhões de rublos, valor que se traduz em cerca de R$ 273.819,24.
Leia também
PutinStation? Rússia confirma que desenvolverá seu próprio console
Rússia planeja proibir o uso de VPNs no país em 2024
Agora, Aleksei Didenko, membro da Duma Estatal Russa, indica que o país planeja bloquear o Google, Android e também o iOS. Didenko não forneceu mais informações ou uma data específica para o bloqueio, mas tudo indica que isso possa ocorrer nos próximos dias.
Há anos, o governo russo pede que essas plataformas retirem conteúdos considerados ilegais. O Google, especialmente pelo YouTube, é frequentemente mencionado. Se as informações de Aleksei Didenko estiverem corretas, o Google e seu sistema operacional móvel Android, assim como o iOS, podem ser banidos na Rússia.
Até o momento atual, o governo da Rússia ainda não se pronunciou de maneira oficial a respeito do tópico em questão e é provável que só venha a fazer qualquer tipo de declaração caso o bloqueio seja, de fato, confirmado. Embora as multas anteriormente aplicadas já fossem algo previsto e esperado por muitos observadores, a perspectiva de um possível bloqueio acaba sendo surpreendente ainda assim.
Um dos possíveis motivos para o banimento pode ser o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Desde o início da guerra, muitos materiais que prejudicam a imagem russa circularam pela internet. Além disso, o país considera proibir smartphones no campo de batalha. Sem falar que desde março de 2023 os oficiais russos estão proibidos de usar iPhones por medo de espionagem ocidental.
Fonte: Android Headlines
Deixe seu comentário