Rumor: Xiaomi se prepara para lançar celular com câmera de 432 MP

Rumor: Xiaomi se prepara para lançar celular com câmera de 432 MP

Conforme rumores divulgados na última segunda-feira (9), a Xiaomi está se preparando para ser uma das primeiras empresas de tecnologia a implementar os inovadores sensores de 432 megapixels da Samsung.

Leia também
O mito dos megapixels na câmera dos smartphones
Qual foi o primeiro celular com câmera?

Câmera de 432 MP deve ser usado nas linhas Ultra e Redmi K

A informação começou a ganhar destaque na imprensa chinesa. No entanto, é importante notar que os sensores ISOCELL HW1 e HW2 ainda estão em fase de desenvolvimento. Contudo, indivíduos com conhecimento dos projetos futuros da empresa indicam que até a sub-marca Redmi poderá oferecer um dispositivo com câmera principal de 432 MP.

O aparelho em questão fará parte da série ‘Ultra’ e poderá integrar as famílias K ou até mesmo constituir uma nova linha de dispositivos móveis“, disse uma das fontes.

Xiaomi 13 Ultra
Xiaomi 13 Ultra tem sensor de 1 polegada da Sony

Atualmente, o Xiaomi 13 Ultra, lançado em abril desse ano, possui um sensor principal de 50 MP da Sony. Este sensor tem um tamanho de 1 polegada. Portanto, o sensor HW1 da Samsung tem tudo para ser mais avançado.

Vale lembrar que provavelmente a Xiaomi lance o Redmi K70 ainda em 2023, embora haja incerteza sobre o mês, podendo ser novembro ou dezembro. De qualquer forma, ele não terá uma câmera principal de 432 MP. Talvez esse avanço fique mesmo para o Redmi que será lançado no final de 2024.

Novos sensores da Samsung são bem grandes

Insiders familiarizados com as estratégias da Xiaomi afirmam que a companhia já abordou a Samsung para adquirir os primeiros lotes dos sensores ISOCELL HW1 e HW2. Ainda assim, permanece incerto se a empresa sul-coreana aceitou a proposta da gigante chinesa.

Sensor Samsung ISOCELL HW1 e HW2

A expectativa em torno dos novos sensores da Samsung é de proporcionar uma excelente habilidade de absorção de luz. Adicionalmente, as especificações do sensor podem incluir um tamanho de 1/1,05 polegadas e dimensões de pixel individuais de 0,56 μm.

Caso você não manje muito de fotografia, saiba que quanto maior o sensor melhor a captação de luz. E esse é um dos principais gargalos nos smartphones. Devido ao tamanho compacto, é muito difícil, fisicamente falando, acoplar sensores grandes nos celulares. O que acaba levando as empresas a recorrer a outros artifícios para melhorarem as fotos capturadas pelos celulares.

Dentre esses artifícios podemos citar técnicas como o pixel binning e a fotografia computacional, que usa inteligência artificial e pós-processamento para melhorar as fotos capturas pelo sensor.

No entanto, com um sensor fisicamente grande, é possível capturar mais luz. Por consequência, mais detalhes podem ser processados pelo ISP (processador de sinal de imagem), gerando fotos mais nítidas e detalhadas. A maioria dos smartphones, mesmo os topo de linha, possuem sensores menores do que 1 polegada. O ISOCELL HW1, da Samsung, terá 1,05 polegada. Ou seja, trata-se do maior tamanho de sensor já utilizado em um smartphone.

No momento, tudo não passa de rumor

Foto com celular

Até o momento, nem a Xiaomi nem a Samsung emitiram declarações sobre o tópico. Portanto, todas as informações devem ser tratadas como especulações de mercado.

De qualquer modo, esses futuros dispositivos móveis com câmeras de 432 MP também deverão ser equipados com processadores de ponta da Qualcomm e/ou MediaTek. Isso se deve ao fato de que as empresas planejam criar SoCs especializados para dar suporte aos avançados sensores.

E aí? Você acha que essa quantidade de megapixels fará com que os próximos celulares da Xiaomi sejam vistos como referência em fotografia?

Fonte: Xiaomi UI

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X