A Xiaomi, gigante chinesa dos celulares e gadgets, está trabalhando em um dispositivo que poderá se tornar o primeiro smartphone com uma câmera de 200 MP. A Notícia chega após o lançamento do Mi 11X Pro, celular da empresa que utiliza o sensor HM2 da Samsung de 108 megapixels.
A Samsung, de acordo com o perfil do Twitter Ice Universe, está desenvolvendo um sensor ISOCELL de 200 MP para câmeras de smartphones. Embora nada esteja confirmado oficialmente, várias pessoas ligadas à indústria relataram que uma empresa chinesa será a primeira utilizar o novo sensor.
https://twitter.com/UniverseIce/status/1347745551601729539
Agora, algumas fontes afirmam que a Xiaomi já está trabalhando com a empresa coreana para lançar um smartphone com essas configurações.
Além da Xiaomi, rumores apontam que a ZTE se juntará ao grupo e lançará, também, um smartphone com uma câmera de 200MP. Anteriormente, a imprensa especializada comentava que a ZTE seria a primeira empresa a lançar um smartphone com câmera de 200 MP, mas, agora, a Xiaomi assumiu o posto. Isso indica, portanto, que a Xiaomi deve está em estágios mais avançados que a ZTE.
No entanto, vale ressaltar que a Samsung não confirmou o lançamento do sensor ISOCELL de 200 MP, mas os rumores o ligam à grandes nomes da indústria tecnológica da Ásia.
Espera-se que o lançamento do novo sensor ocorra no final deste ano. Segundo o Sammobile, a suposta câmera de 200MP será o modelo S5KGND e terá um sensor de 1/1,37-polegada. Além disso, os rumores indicam que a câmera terá os modos pixel binning em 4-em-1 e 16-em-1. No primeiro, é possível capturar imagens em até 50 MP, enquanto o segundo oferece 12,5 MP no máximo.
O sensor será capaz de gravar vídeos em resolução 16K (15360 × 8640), embora não exista chipsets para smartphones com a capacidade de processar vídeos em 16K.