De acordo com informações do site SemiAccurate, o próximo console do ecossistema PlayStation, o PlayStation 5 pode ser apresentado ainda em 2018, e lançado no fim de 2019. Além da previsão de lançamento, o rumor levantado pelo site aponta que novamente a AMD está envolvida no desenvolvimento do processador e chip gráfico do console.
A CPU seria octa-core, baseado na microarquitetura Zen, e o chip gráfico baseado na microarquitetura Navi (o processo de fabricação seria baseado em 7nm), que será apresentada pela AMD este ano. O console também poderia utilizar memória GDDR6.
Seguindo o que é tendência no mercado gamer atual, o PS5 seria otimizado para realidade virtual. Entre as fabricantes de console a Sony é a única que realmente investiu e emplacou um headset de realidade virtual, o PlayStation VR, que inclusive carrega a maior fatia de mercado entre os headsest VR, cerca de 30%.
Este ano o PS4 completa o seu quinto ano de mercado, uma média que muitos analistas já consideram como a derrocada do ciclo de vida útil de um console atual no mercado, o que reforça a tese da chegada do PS5 daqui algum tempo, inclusive os kits de desenvolvimento já estão sendo distribuídos aos devs. Infelizmente, de acordo com as fontes do SemiAccurate, a retrocompatibilidade entre o PS4 e PS5 não existirá!
Uma observação, e que envolve esse conceito de “meia geração” que foi consolidado com o lançamento do PS4 Pro e do Xbox One X, é que entre o PS4 e o PS4 Pro o intervalo foi de 3 anos (2013/ 2016), o mesmo pode acontecer agora na transição do PS4 Pro para o PS5 (2016 / 2019).
Siga o Hardware.com.br no Instagram