Os últimos rumores acerca da próxima geração do Xbox, o console de videogame da Microsoft, dizem que ela será lançada somente depois do PlayStation 6. Esta especulação foi destacada inicialmente pelo influente youtuber Moore’s Law is Dead no mais recente episódio de seu podcast.
O youtuber em questão, que já tem um amplo histórico de vazamentos e acertos (e alguns erros também, é verdade), mencionou ter tido acesso a informações que sugerem este atraso no lançamento da próxima geração de videogames da Gigante de Redmond.
Leia também
PS5 Pro: confira os principais rumores sobre a versão mais poderosa do PlayStation 5
Rumor: Lançar uma RTX 4090 Ti/SUPER e uma RTX Titan estão nos planos da NVIDIA
Intel quer puxar o tapete da AMD
Um fator relevante para este rumor é a ausência de um acordo entre a Microsoft e a AMD para o fornecimento de componentes para a próxima geração. Caso você não saiba, a AMD é quem fornece os processadores para os consoles atuais.
A Sony, por outro lado, já garantiu a tal parceria para as versões futuras do PlayStation 5, como o tão especulado PS5 Pro e até reforçou a colaboração para as gerações posteriores, como o PS6. No entanto, não é novidade para ninguém que a Microsoft tende a postergar essas negociações na esperança de conseguir preços mais vantajosos da AMD.
Porém, o que a indústria não esperava é que essa hesitação abriu portas para a Intel, que mostrou interesse em produzir os chips para o futuro Xbox, ofertando custos significativamente inferiores aos da AMD. Ou seja, se a Microsoft está mesmo querendo reduzir os custos de fabricação para a próxima geração do Xbox, aceitar a proposta da Intel pode ser vantajoso olhando apenas para este aspecto.
Pelo lado da Intel, esta é uma oportunidade de “salvar” as suas placas de vídeo Arc, que ainda não caíram nas graças do público (se é que vão cair). Pelo que diz o rumor, a Intel prometeu à Microsoft a total disponibilidade de suas fábricas.
Consoles com diferentes processadores não é tão interessante
Contudo, adotar hardware de diferentes fabricantes pode resultar em desafios de compatibilidade para os jogos entre as plataformas. Os chips da Intel e da AMD possuem microarquiteturas completamente distintas. Isso significa que se uma desenvolvedora de jogos quiser lançar títulos para ambas as plataformas, ela precisará praticamente fazer duas versões diferentes do mesmo jogo.
Ademais, circula a informação de que o desenvolvimento do novo console da Microsoft começou há pouco tempo. Isso sugere que o lançamento pode sofrer um atraso, ou até coincidir com o do PS6, dependendo de como a Microsoft agilizará o desenvolvimento.
Por enquanto, essas informações não passam de especulações e nada foi oficialmente confirmado. Portanto, é prudente considerá-las como rumores, assim como as notícias de um novo dispositivo portátil da Sony. Abaixo você pode conferir o vídeo (em inglês) do canal Moore’s Law is Dead onde ele comenta esse assunto:
Deixe seu comentário