A onda dos PCs portáteis para jogos, embalado pelo sucesso do Steam Deck, ROG Ally, entre outros, pode ver em breve um importante player retornar a esse mercado. A NVIDIA estaria planejando lançar seu próprio portátil. Lembrando que no passado a NVIDIA já investiu nesse mercado, com a linha Shield.
Essa iniciativa da NVIDIA não seria apenas visando ter uma opção de console portátil da sua marca, mas sim frear sua concorrente, a AMD, em relação ao fornecimento de tecnologias para consoles dessa categoria.
Com um portátil próprio, a NVIDIA teria uma espécie de “Founders Edition” dos portáteis de mão, exibindo tecnologias e modos de aplicabilidade que poderiam ser adotados por outras empresas. Algo que ela já faz no campo das placas de vídeo e até mesmo nos notebooks gamers, definindo com o Max-Q uma espécie de conjunto de diretrizes para que os fabricantes lancem notebooks de alta performance mais leves e mais finos.
Você também deve ler!
Ex-chefe da divisão AMD Radeon acusa NVIDIA de criar um “cartel de GPU”
Valorização recorde de ações: CEO da NVIDIA ganha US$ 8,5 bilhões em um único dia
Segundo fontes ouvidas pelo canal Moore’s Law, que levantou essa bola sobre a NVIDIA planejar lançar um portátil, a companhia estaria disposta a fechar uma parceria com a Intel e lançar um produto de alta performance.
Uma dobradinha de CPU Intel + GPU da NVIDIA. Arranjo que, num primeiro momento, seria diferente das outras soluções de portáteis que apostam em APUs da AMD, unidades de processamento aceleradas que combinam CPU e GPU do mesmo fabricante.
Ainda na perspectiva dos rumores e dos portáteis, a NVIDIA também terá uma participação singular com o sucessor do Switch. Segundo informações, o chipset do novo híbrido da Nintendo será o NVIDIA T239, com 8 núcleos ARM A78C, e GPU baseada na arquitetura Ampere que pode chegar a 1536 CUDA Cores.
Deixe seu comentário