Novos rumores sobre a próxima geração do Nintendo Switch começaram a ganhar força recentemente. A Nintendo apresentou em sigilo o Nintendo Switch 2 durante a Gamescom, gerando uma onda de especulações.
Os rumores mais notáveis incluem a capacidade para Ray Tracing, DLSS 3.1 e surpreendentes 12 GB de RAM, triplicando a memória do modelo em vigor e até mesmo ultrapassando os 10 GB do Xbox Series S.
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Mais potente e, ainda assim, portátil
O jornalista brasileiro @necrolipe divulgou os detalhes em seu perfil no Twitter. Ele é conhecido por ter fontes confiáveis em relação a vazamentos da Big N. Se os rumores divulgados pelo jornalista forem verdadeiros, Isso posicionaria a empresa nipônica, novamente, como uma concorrente direta no segmento de consoles domésticos, atualmente dominado por Sony e Microsoft.
Embora possa ser acoplado a uma televisão, o Nintendo Switch e, provavelmente, sua próxima versão, têm como principal foco a portabilidade. Mesmo que o display do novo aparelho seja ampliado, o que é pouco provável, dificilmente ultrapassaria as 8 polegadas, para manter a compatibilidade com acessórios da geração atual.
É válido salientar também que telas pequenas não se beneficiam tanto de uma alta densidade de pixels como fazem as TVs de 50 polegadas. Portanto, não é obrigatório que o Switch 2 execute jogos nativamente em 4K, como esperam alguns fãs mais entusiasmados.
Possíveis upgrades da próxima geração do Nintendo Switch
O modelo vigente opera com resolução nativa de 720p. Portanto, a expectativa é que a próxima geração melhore a resolução até Full HD (1080p). Isso ainda permitiria entregar alto desempenho e qualidade gráfica sem a necessidade de ter um tamanho exagerado.
Com o auxílio do DLSS 3.1, a conversão para 4K quando conectado ao dock seria viável sem afetar a taxa de quadros, mantendo 60 FPS até em jogos mais exigentes. Isso ocorre porque as texturas ainda seriam geradas em 1080p, e as imagens em alta resolução e quadros adicionais seriam processados pelos núcleos de IA dedicados.
Assim, o Switch 2 não precisaria, necessariamente, renderizar tudo em altíssima resolução, o que seria um desperdício de pixels e recursos para o display principal do console. No entanto, com o novo DLSS 3.1, o console portátil ainda seria capaz de oferecer uma jogabilidade estável em 4K e 60 FPS quando acoplado à TV, mesmo mantendo um design compacto.
Alguns jogos foram executados para fins de demonstração
Conforme relatado pela Eurogamer, a Big N rodou alguns jogos para demonstrar a capacidade da nova geração do Switch. The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi um dos jogos destacados, operando com resolução e frequência de quadros superiores às do Switch original.
Já o site VGC relatou que uma demo técnica de The Matrix Awakens, desenvolvida na Unreal Engine 5, foi executada no “Switch 2” com Ray Tracing habilitado e qualidade visual comparável à do PlayStation 5 e Xbox Series. Para chegar a esta qualidade gráfica impressionante, foi ativado a função de DLSS 3.1.
É crucial enfatizar que isso também não serve como um sinal de que o futuro aparelho da Nintendo será equipado com hardware tão robusto quanto os consoles da geração atual. É mais provável que ele tenha uma performance bruta similar ao do PS4.
Porém, Fatores como otimização e recursos de software, como o DLSS, provavelmente desempenharão um papel crucial para permitir que o dispositivo execute jogos mais exigentes, caso esses rumores se confirmem.
É importante notar que, até o lançamento oficial do console, todas essas informações são meros rumores que levam em consideração o setup de tecnologias atuais oferecidas pelos chips da NVIDIA.
Fontes: @necrolipe (Twitter), Eurogamer e VGC
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