Você lembra de quando a Microsoft comprou a Nokia, em 2013? Eu lembro. Houve uma grande expectativa em torno dessa “parceria”, com os celulares da Nokia usando o sistema operacional Windows Phone. Mas, tenho a leve impressão de que se os executivos da época pudessem voltar no tempo eles não teriam feito tal acordo.
Mas enfim, somos engenheiros de obras prontas. Dizer que a compra foi errada depois que tudo já aconteceu é fácil. Mas agora, acredite, a Microsoft está pensando em comprar a Nokia mais uma vez!
Mas calma! Não é a divisão de celulares e dispositivos móveis. A companhia fundada por Bill Gates está interessada na Nokia Network, a divisão de redes e telecomunicações da gigante finlandesa. Mas qual o interesse da Microsoft nisso?
Vamos lá! Quem divulgou essa informação foi a CCS Insight, que é uma empresa que fornece análises de mercado, focada principalmente em companhias do setor de redes sem fio e de tecnologias móveis.
O diretor de consumo e conectividade da CCS Insight, Kester Mann, comentou que os Estados Unidos estão em busca de uma alternativa à Huawei, que está com problemas com o governo norte-americano. Então ele disse que a Nokia, sobretudo a sua divisão de redes, é uma substituta em potencial.
Por outro lado, já faz tempo que a Microsoft deseja entrar no mercado de telecomunicações. Somente em 2020 a Microsoft já comprou duas empresas que atuam na área do 5G e nas telecomunicações. E, portanto, poderia ser uma boa jogada da Gigante de Redmond adquirir também a Nokia Network.
![Rumor: Microsoft pode comprar Nokia novamente 2 Nokia Networks](https://www.hardware.com.br/1024x614/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2020/10/08/Nokia-Networks.jpg?fit=scale)
Sabemos que verba é uma coisa que não falta. A Microsoft é uma das empresas mais valiosas e lucrativas do mundo. Possui um caixa de oportunidade maior do que o PIB de muitos países de terceiro mundo. Basta ver a quantidade de dinheiro que a empresa está oferecendo pelo TikTok, a “rede social do momento”.
Some-se a isso o fato de que Samsung e Intel já estão trabalhando para também entrar nesse mercado e você tem uma Microsoft que não quer ficar para trás da concorrência. E aí, você acha que é uma boa ideia essa nova aquisição da Microsoft frente à Nokia?
Fonte: Forbes