A placa de vídeo GeForce RTX 4090, da NVIDIA, já entrega um baita poder computacional. No entanto, parece que a empresa não está satisfeita. Rumores divulgados recentemente dão conta de que a NVIDIA parece estar traçando novos planos para elevar ainda mais o patamar de suas ofertas de hardware.
Informações vazadas indicam o possível lançamento de duas novas e poderosas placas gráficas: a RTX 4090 Ti/SUPER e uma RTX Titan. Nunca é demais deixar claro que as informações a seguir se tratam de um rumor. Se essa mudança estratégica ocorrer, ela pode ser uma resposta ao adiamento da futura geração RTX 5000, codinome Blackwell.
Leia também
RTX 4080 sofre para rodar Max Payne, lançado há 23 anos, com Ray tracing
NVIDIA é responsável por até 90% do mercado global de chips para IA
Prováveis especificações das novas GPUs
A RTX 4090 Ti/SUPER, se confirmada, representaria um aprimoramento significativo da já impressionante RTX 4090. Especula-se que a nova placa incluiria 136 stream multiprocessors, 96 MB de cache L2 e uma impressionante largura de banda de 11 TB/s.
Este upgrade se contrasta com a RTX 4090 atual, que possui “apenas” 128 stream multiprocessors, largura de banda de 1 TB/s e 72 MB de cache L2. O consumo energético continuaria sendo de 450W, mantendo-se alinhado com a geração anterior, e a memória GDDR6X de 24 GB poderia alcançar velocidades de 23 Gbps.
Já a suposta RTX Titan promete ser um verdadeiro colosso no campo das placas gráficas. As especificações divulgadas nos rumores apontam para 142 stream multiprocessors, 96 MB de cache L2, clock base na faixa dos 2,5 GHz e largura de banda similar de 11 TB/s. Além disso, a placa viria equipada com massivos 48 GB de memória VRAM GDDR5X a 23 Gbps, e um consumo energético estimado em 550W. Atualmente, a única placa que tem esse tanto de memória é a RTX 5580 ADA, destinada a servidores.
Novas placas não seriam para o consumidor comum
A NVIDIA, com estes lançamentos, estaria almejando nichos de mercado mais robustos, como profissionais envolvidos em fluxos de trabalho intensos e LLMs (Large Language Models). Seria improvável que essas placas fossem direcionadas para o consumidor comum, especialmente para jogos, visto que a RTX 4080 SUPER já atende a essas necessidades com muita folga.
Os lançamentos destas novas placas de vídeo só serão concretizadas caso a próxima geração RTX 5000 seja realmente adiada para 2025. Até então, a expectativa era de um lançamento até o final de 2024, mas os novos rumores sugerem um cenário diferente. Ainda será necessário aguardar alguns meses para uma confirmação oficial por parte da NVIDIA.
Abaixo você confere o vídeo do leaker RedGamingTech, que foi quem divulgou a informação:
Deixe seu comentário