Rumor: Intel pretende aumentar preço dos processadores em breve

Rumor: Intel pretende aumentar preço dos processadores em breve

Atualização

Os rumores sobre aumento de preços dos processadores foram tão grandes que a Intel veio à público desmentir a situação. Abaixo você confere a declaração oficial da empresa dada ao Wccftech:

Geralmente, a Intel não comenta especulações sobre mudanças de preços em seu portfólio. No entanto, podemos confirmar que a Intel não enviou a carta descrita aos clientes ou parceiros e não iniciou uma alteração de preço em seu portfólio de CPU neste momento. Não temos mais comentários a compartilhar sobre o assunto.


Rumores recentes sugerem que a Intel, uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, está considerando aumentar os preços de várias linhas de seus chips.

As informações, originadas do site alemão PCGamesHardware, indicam que a Intel já teria comunicado várias lojas na Alemanha sobre essa possível mudança, embora não tenha especificado o quanto os preços atuais serão ajustados.

Leia também
Intel não fabricará mais os mini-PCs NUC
Intel anuncia mudanças na nomenclatura dos chips; sai o “i” e entra o Core Ultra

Prováveis motivos para o aumento de preços

20200430063514

De acordo com as fontes, a Intel solicitou um aumento nos preços dos processadores da 12ª até a futura 14ª geração Raptor Lake Refresh. Além disso, os modelos de notebooks da série Meteor Lake, que são esperados para os próximos meses, também podem sofrer reajustes. Vale lembrar que em 2022, a Intel já havia realizado um aumento de até 20% em algumas unidades.

Mas, qual seria o motivo por trás desse possível aumento de preços? Embora a razão exata não seja claramente conhecida, especula-se que esteja relacionada à construção de uma nova fábrica da Intel na Alemanha.

Este projeto, que deve se tornar totalmente operacional em 2025 na cidade de Magdeburg, terá tecnologia para produzir chips com litografia 18A. A construção dessa fábrica é parte de um acordo da União Europeia para investir mais no desenvolvimento de semicondutores na Europa.

Inicialmente, a Intel investiria 17 bilhões de euros no complexo, mas esse valor aumentou para 33 bilhões de euros após o governo alemão concordar em subsidiar uma parte maior do projeto.

Intel nega que pretende onerar os seus chips

27hns7f7

O impacto desse investimento maciço pode ter levado a Intel a considerar o aumento dos preços dos processadores, pelo menos no território alemão. No entanto, ainda não há informações sobre outros países que possam ter recebido esse comunicado da empresa.

Em uma atualização recente, a Intel negou os rumores, afirmando que não enviou tal comunicado a seus clientes ou parceiros e que, no momento, não fez nenhuma alteração de preço em seu portfólio de CPUs. No entanto, várias fontes independentes confirmaram a existência de um comunicado circulando no setor de atacado. O tempo dirá se esses rumores se concretizarão ou se permanecerão apenas como especulações.

De qualquer forma, vale lembrar que no trimestre passado a Intel registrou o maior prejuízo de sua história. A companhia amargou um prejuízo líquido de US$ 2,8 bilhões, além de ver o lucro por ação cair cerca de 133%. Isso levou a empresa a promover uma série de corte de gastos e também uma nova onda de demissões em massa. Esses fatores também podem ter contribuído para a empresa pensar em aumentar o preço de seus processadores.

Fonte: PCGamesHardware

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X