A 12º versão da API da Microsoft, vem prometendo verdadeiros milagres para a computação, publicamos recentemente alguns testes promovidos pelo site Anandtech onde são colocados a prova as melhorias para as placas de vídeo graças ao DirectX12.
Os novos rumores sobre o novo DirectX são ainda mais fantásticos. De acordo com o site Tom’s Hardware, que conta com fontes ligadas ao desenvolvimento da API, seria possível utilizar GPUs da NVIDIA e AMD em conjunto.
Sim, isso mesmo que você leu, com o DirectX 12 seria possível que em uma configuração multi-GPU, você possa literalmente utilizar placas de ambos os fabricantes de forma assíncrona, e sem nenhum problema.
Isso significa que jogos otimizados para o DirectX 12 poderão distribuir o processamento de cada quadro entre as placas da NVIDA e AMD instaladas, sem restrições aparentes.
Essa nova abordagem seria muito útil para os gamers principalmente pela questão das tecnologias exclusivas provindas da NVIDIA e AMD, o Tom’s Hardware cita como exemplo a Tecnologia GeForce Experience da NVIDIA que poderia muito bem ser utilizada com o TrueAudio e FreeSync da AMD, resultando numa “metamorfose” de desempenho para o usuário.
O funcionamento das placas seria atrelado a uma regra, uma das GPUs atuaria como mestre e outra como apoio, essa relação de principal e secundária ainda não está bem esclarecida, dado que isso são apenas rumores.
Com esse recurso tecnologias patenteadas como o CrossFire da AMD e SLI da NVIDIA poderão ficar pra trás.
E ai gostou da novidade? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte(s): Tom’s Hardware