Atualmente o principal chipset para processadores AMD é o X570, voltado para os Ryzen de terceira geração. No entanto, de acordo com rumores, o sucessor já estaria engatilhado, dois novos chipsets: X590 e X599. A taiwanesa ASUS estaria trabalhando em dois modelos baseados no X599 (Prime X590-Pro e ROG Strix X590-E), e uma para o X599 (Zenith II Extreme), conforme informa o VideoCardz.
As placas-mãe mencionadas acima aparecem nos documentos confidenciais da ASUS. O destino desses novos chipsets atualmente é pouco conhecido. As referências a este chipset foram encontradas no firmware UEFI com suporte para processadores Ryzen 3000 de 7 nm.
A expectativa as placas-mãe baseadas nestes novos chipsets cheguem em setembro, juntamente com o Ryzen 9 3950X. Os novos chipsets para a plataforma da AMD devem corrigir certas deficiências do atual X570, como a questão da dissipação do calor. Todas as placas baseadas neste chipset necessitam de um fan para o resfriamento do chipset, e já foram reportados casos de superaquecimento com o modelo ASRock X570 Taichi.
Enquanto o X590 deve focar nos Ryzen para consumo de massa, o X599 será direcionado aos novos processadores HEDT da AMD, os Ryzen Threadripper de 7 nm. Assim como o X570, o X599 terá compatibilidade com PCIe 4.0, permitindo que toda uma nova gama de SSDs sejam compatíveis com a placa/processador.