Debaixo do capô dos novos consoles da Sony e da Microsoft, novamente, terão soluções da AMD, dessa vez bem mais poderosas. De acordo com novo vazamento a APU, que integra a CPU + GPU, do novo Xbox, conhecido até então como Xbox Scartlett, e do PS5 serão baseadas na microarquitetura Zen 2, a mesma moldou os Ryzen de terceira geração, e em Navi, microarquitetura especificamente ligada à unidade gráfica.
Essa APU teria o nome de AMD Gonzalo, codinome 2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9. Essa unidade de processamento acelerado teria 8 núcleos com clock base de 1.0 GHz e um boost clock de 3,2 GHz. Atualmente, na versão mais poderosa do PS4, o PS4 Pro, a Sony utiliza uma solução da AMD que alcança 2,12 GHz, enquanto no Xbox One X, o console mais poderoso da atualidade, sua CPU alcança 3.2 GHz. Ambos baseados na microarquitetura Jaguar.
Na parte gráfica, a APU seria baseada na microarquitetura Navi, com núcleo Navi 10 Lite, com 1 GHz de clock. O vazamento, através da conta TUM_APISAK, no Twitter, também destaca que a solução voltada para os novos consoles também utilizarão o socket AM4, empregado no portfólio Ryzen. O chip teria 4 MB de cache L2 e 16 MB de cache L3.
Provavelmente durante a E3 2019 a Microsoft deve fazer alguma menção ao seu novo Xbox. No caso da Sony, a companhia já declarou que não estará presente nessa edição do evento, e não irá realizar nenhum outro evento para o anúncio de alguma novidade, como acontece, por exemplo com o PlayStation Experience.