Rumor: AMD está pensando em desistir de lançar GPUs topo de linha a partir da próxima geração

Rumor: AMD está pensando em desistir de lançar GPUs topo de linha a partir da próxima geração

A AMD, uma das principais fabricantes de processadores e placas gráficas, está considerando abandonar o segmento de GPUs de alto desempenho a partir da próxima geração de placas Radeon RX 8000, baseadas na microarquitetura RDNA 4. A decisão pode representar uma mudança significativa na estratégia da empresa, afetando tanto o mercado de hardware quanto os consumidores.

Leia também
Ryzen 9 7945HX 3D: AMD lança primeiro processador com 3D V-Cache para notebooks
Falha grave é descoberta em processadores AMD Ryzen; brecha pode ser explorada remotamente

Rumor foi corroborado por vários leakers

A informação surgiu de leakers confiáveis no mundo do hardware, sugerindo que a AMD não terá nenhuma GPU topo de linha no futuro. O primeiro a comentar o assunto foi o @Kepler_L2. Pouco tempo depois a informação foi corroborada pelo @All_The_Watts e depois por outro leaker chamado @uzzi38.

AMD RDNA4 RUMORS

Curiosamente, não é a primeira vez que isso acontece. Um movimento similar já aconteceu no passado com as gerações RDNA 1 e Polaris. Nas gerações seguintes a equipe vermelha voltou a competir no segmento de GPUs topo de linha.

Desta vez, os chips Navi 43 e Navi 44 serão fabricados, enquanto o carro-chefe Navi 41 foi, provavelmente, descontinuado. O motivo para tal decisão se deve a baixa procura por placas de vídeo premium da AMD. As informações do Steam Survey mais recentes mostram que as 10 placas mais utilizadas na plataforma são modelos de entrada e/ou intermediários da Nvidia, com o primeiro modelo da AMD aparecendo apenas na 12ª posição.

Nos modelos topo de linha, a Radeon RX 7900 XTX é a mais bem posicionada da AMD. Mesmo assim, ela fica atrás da GeForce RTX 4090, que é usada 4 vezes mais, mesmo sendo bem mais cara. A AMD pode estar percebendo que a competição no segmento high-end não é vantajosa, optando por focar em outros segmentos do mercado.

AMD pode focar nos segmentos de entrada e intermediário com as suas APUs

AMD RDNA3 RDNA4 ROADMAP 2 768x429 1

O futuro da AMD pode estar nas APUs (processadores com gráficos integrados potentes). Rumores recentes indicam que a próxima geração Strix Point traria uma revisão da microarquitetura, chamada de RDNA 3.5 para os Ryzen 8000 em 2024.

A virada de foco da AMD para o mercado de APUs pode representar uma estratégia mais lucrativa, uma vez que esses produtos representam o segmento de entrada, muito visado pela maioria dos usuários.

A decisão da AMD de possivelmente abandonar o segmento de placas de vídeo topo de linha pode ter implicações significativas no mercado de hardware. Caso os rumores se confirmem, a NVIDIA terá passe livre no segmento high-end com as RTX 5000. Dessa forma, a competição no mercado de GPUs de alto desempenho poderá ser reduzida, já que a Intel também parece não querer competir neste segmento.

A AMD ainda não confirmou oficialmente essa informação e as Radeon RX 8000 devem ser lançadas apenas a partir do fim de 2024. Até lá, os planos podem mudar novamente. Tenha em mente que, até o momento, tudo não passa de um rumor. O mercado de tecnologia é bem dinâmico e pode mudar rapidamente.

Fonte: VideoCardZ

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X