Há um ano, a NVIDIA lançou a tecnologia RTX Voice, ferramenta de cancelamento de ruído via inteligência artificial. O recurso chegou como uma das features especiais para as placas da linha RTX, devido a particularidade dos núcleos tensores. Isso significa que as placas GTX estavam fora do jogo.
No entanto, não demorou para que em fóruns pela internet surgissem maneiras para o recurso funcionar também em placas sem os tensor cores (via CUDA Cores) e agora essa possibilidade está oficialmente validada pela própria NVIDIA. A companhia silenciosamente fez alterações no programa e no driver. Graças a isso, o RTX Voice ganhou oficialmente suporte a uma gama bem maior de placas; a partir da família GeForce GTX 600, baseada na arquitetura Kepler, com o drivers 410.18 ou superior.
Em termos de softwares, oficialmente as seguintes aplicações são compatíveis com o RTX Voice:
- OBS Studio;
- XSplit Broadcaster;
- XSplit GameCaster;
- Twitch Studio;
- Discord;
- Google Chrome;
- Battle.net;
- WebEx;
- Skype;
- Zoom;
- Slack;
- Steam.
A NVIDIA vem investindo forte em aplicações que melhoram a experiência de criadores de conteúdo que utilizam placas da NVIDIA. O RTX Voice foi anexado a uma plataforma bem mais completa, o RTX Broadcast. Além do usuário ter acesso ao recurso que ajuda a reduzir o ruído de fundo, a ferramenta combina outras funçções interessantes como a redução de plano de fundo e o enquadramento automático. No caso do RTX Broadcaster a exigência de placas da série RTX continua.