Ainda em 2024, a NVIDIA deve lançar novas opções para sua linha GeForce. Segundo os rumores, a série RTX 50 deve fazer sua estreia no fim do ano. Os primeiros modelos de VGAs baseadas na arquitetura Blackwell devem ser as RTX 5090 e RTX 5080. A expectativa é que essa nova linha apresente o maior salto de desempenho entre gerações GeForce.
RTX 5090 e 5080 no último trimestre de 2024
Segundo o site chinês Money UDN, as primeiras placas da série Blackwell devem chegar ao mercado entre outubro e dezembro de 2024, o último trimestre do ano.
Quem também reforçou essa mesma posição foi o conhecido leaker kopite7kimi. Em resposta a um tuíte de Elon Musk, o insider escreveu que o lançamento deve acontecer no fim do ano.
At the end of the year.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) April 4, 2024
Expectativa por GDDR7
Um dos pontos importantes sobre o hardware das placas de vídeo é a VRAM, a memória de vídeo. Tudo indica que a nova série da NVIDIA fará uso de chips GDDR7.
Segundo rumores que circulam há algum tempo, o modelo principal da nova família GeForce deve ser equipada com 24 GB de VRAM GDDR7 com velocidade de 28 Gbps, barramento de 384-bits e largura de banda de 1536 GB/s.
Chips Blackwell já estão em servidores
Como de praxe, a nova arquitetura da NVIDIA faz sua estreia no campo das soluções voltadas para clientes corporativos. Chips que são destinados a um mercado crucial para a gigante das GPUs atualmente: o segmento de chips voltados para inteligência artificial.
Dentre essas novas opções, está a GPU B200. Esse chip conta com 208 bilhões de transistores, 192 GB de memória HBM3e (largura de banda de 8 TB/s) e 25x mais eficientes que a geração anterior em IA generativas LLM.
Deixe seu comentário