Homem abre RTX 5090 para investigar ventoinhas a 2000 RPM e encontra pasta térmica espalhada pela placa

Usuário encontra aplicação irregular de pasta térmica em RTX 5090 AORUS após 1 ano de uso. Ventoinhas a 2000 RPM expõem possível falha de fábrica.

Segundo um relato recente no Reddit, um gamer decidiu abrir sua placa de vídeo AORUS GeForce RTX 5090 após pouco mais de um ano de uso intenso e logo após o término da garantia . Ele foi motivado pelo ruído incomum das ventoinhas girando em velocidade máxima enquanto jogava seus jogos favoritos. O que ele encontrou ao desmontar o sistema de resfriamento foi uma surpresa bastante desagradável: uma grande quantidade de pasta térmica aplicada de fábrica estava distribuída de forma muito irregular em seu interior.

Ele se deparou com esse cenário após começar a investingar e entender por que as ventoinhas estavam funcionando a 2000 RPM, apesar de as temperaturas geralmente estarem estáveis, o que o obrigou a limpar toda a bagunça e substituir o material original por uma almofada térmica de alta qualidade , alertando assim outros compradores sobre um defeito de fabricação que a própria marca havia minimizado anteriormente, chamando-o de simples variação estética.

RTX 5090 Aorus Master owners beware
by
u/Correct_Difference72 in
nvidia

 

De acordo com informações compartilhadas por este usuári, a pasta térmica acumulou-se quase que inteiramente na metade superior da câmara de resfriamento, deixando a parte inferior do núcleo da placa de vídeo praticamente sem qualquer proteção ou cobertura térmica . Apesar desse problema óbvio, o proprietário relatou que as temperaturas normais da placa nunca ultrapassaram 76°C , embora o verdadeiro indicador de que algo estava errado fosse o esforço extremo que as ventoinhas precisavam fazer para compensar o calor não detectado em áreas críticas. 

Para resolver esse problema, o jogador decidiu substituir o material original pelo PTM7950 , uma almofada térmica popular e altamente recomendada entre as comunidades de reparo e modificação de notebooks e placas de vídeo. Sobre a situação, o usuário disse: “Sinceramente, eu tinha minha GPU montada horizontalmente, então nunca me preocupei com o deslocamento da pasta térmica… mas com essa quantidade, acho que não faria diferença mesmo se metade dela tivesse caído na minha placa-mãe.” 

“Minha principal reclamação é que o composto de metal líquido usado na fábrica parece ser suscetível a vazamentos, ou então economizaram demais na aplicação, porque não há praticamente nenhuma cobertura na metade inferior do núcleo da GPU”, afirmou.

Ele acrescentou que o material “deixou muitas manchas descoloridas na câmara de vapor, na metade superior, onde se acumulou. “Não se preocupe com a garantia, a Gigabyte nunca iria honrá-la de qualquer maneira”, concluiu ele, parecendo um tanto desapontado.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!