Segundo um relato recente no Reddit, um gamer decidiu abrir sua placa de vídeo AORUS GeForce RTX 5090 após pouco mais de um ano de uso intenso e logo após o término da garantia . Ele foi motivado pelo ruído incomum das ventoinhas girando em velocidade máxima enquanto jogava seus jogos favoritos. O que ele encontrou ao desmontar o sistema de resfriamento foi uma surpresa bastante desagradável: uma grande quantidade de pasta térmica aplicada de fábrica estava distribuída de forma muito irregular em seu interior.
Ele se deparou com esse cenário após começar a investingar e entender por que as ventoinhas estavam funcionando a 2000 RPM, apesar de as temperaturas geralmente estarem estáveis, o que o obrigou a limpar toda a bagunça e substituir o material original por uma almofada térmica de alta qualidade , alertando assim outros compradores sobre um defeito de fabricação que a própria marca havia minimizado anteriormente, chamando-o de simples variação estética.
RTX 5090 Aorus Master owners beware
by
u/Correct_Difference72 in
nvidia
De acordo com informações compartilhadas por este usuári, a pasta térmica acumulou-se quase que inteiramente na metade superior da câmara de resfriamento, deixando a parte inferior do núcleo da placa de vídeo praticamente sem qualquer proteção ou cobertura térmica . Apesar desse problema óbvio, o proprietário relatou que as temperaturas normais da placa nunca ultrapassaram 76°C , embora o verdadeiro indicador de que algo estava errado fosse o esforço extremo que as ventoinhas precisavam fazer para compensar o calor não detectado em áreas críticas.
Para resolver esse problema, o jogador decidiu substituir o material original pelo PTM7950 , uma almofada térmica popular e altamente recomendada entre as comunidades de reparo e modificação de notebooks e placas de vídeo. Sobre a situação, o usuário disse: “Sinceramente, eu tinha minha GPU montada horizontalmente, então nunca me preocupei com o deslocamento da pasta térmica… mas com essa quantidade, acho que não faria diferença mesmo se metade dela tivesse caído na minha placa-mãe.”
“Minha principal reclamação é que o composto de metal líquido usado na fábrica parece ser suscetível a vazamentos, ou então economizaram demais na aplicação, porque não há praticamente nenhuma cobertura na metade inferior do núcleo da GPU”, afirmou.
Ele acrescentou que o material “deixou muitas manchas descoloridas na câmara de vapor, na metade superior, onde se acumulou. “Não se preocupe com a garantia, a Gigabyte nunca iria honrá-la de qualquer maneira”, concluiu ele, parecendo um tanto desapontado.