Já é possível afirmar com todas as letras que a limitação na capacidade de mineração de Ethereum (ETH) imposta pela NVIDIA na RTX 3060 é um assunto passado.
Após a NVIDIA liberar acidentalmente um driver que dava um bypass na limitação era só questão de tempo para que os mineradores de plantão aproveitassem a situação.
Mesmo com a remoção do driver por parte da NVIDIA, obviamente, o software seguiu circulando pela internet, repassado por quem baixou. Aliado a isso, encontaram uma solução que faz com que a RTX 3060 minere no cenário ideal que os mineradores procuram.
O driver liberado pela NVIDIA retirava a restrição na capacidade de mineração com os algoritmos de ETH. Mas somente quando a placa estava conectada diretamente na mob. Pelo fato da VGA exigir ao menos o barramento PCIe 8x, invibialzando o uso no modelo riser, com extensor PCIe x1.
A exigência da conexão direramente a um monitor também era essencial. A questão foi resolvida da seguinte forma: unindo o driver liberado pela NVIDIA e um conector que pode ser encontrado no Brasil na faixa dos R$ 60. Este conector em questão é um Dummy HDMI, plugado diretamente no HDMI da RTX 3060.
A função deste conector “fantasma” é fazer com que o computador funcione como se houvesse a conexão com uma tela. Um dos modos de uso em relação a implementação deste conector é justamente em rigs de mineração. Aliado a esse driver liberado pela NVIDIAa restrição em termos de hashrate da RTX 3060 cai por terra.
I had to try it out for myself, even though it’s really obvious. An HDMI dummy bypasses the reduction in mining (#Ethereum) performance of the #GeForceRTX3060 as a secondary card. pic.twitter.com/HbfvtyPI9F
— Andreas Schilling (@aschilling) March 19, 2021
Essa sacada foi divulgada por um usuário do fórum Quasar Zone. O teste foi feito com uma configuração baseada em uma placa-mãe Gigabyte G1.Sniper 5, com 4 NVIDIA RTX 3060. Cada placa recebeu um Dummy HDMI. A solução funciona perfeitamente, já que o hashrate de cada placa fica em 48 MH/s, diferentemente os 20-25 MH /s que a placa rende com o mecanismo de restrição da NVIDIA.
A AMD já confirmou que não irá apostar em nenhuma forma de restrição de performance em mineração para suas placas. Do lado da NVIDIA, a RTX 3060, ao que parece, não será a única placa a remar na direção de capar a capacidade de hash. Rumores apontam que a RTX 3080 Ti, que deve ser lançada entre abril-maio, também chegará com esta limitação.