O site americano VideoCardz publicou ontem (3) supostas imagens da 11ª geração de processadores da Intel, Rocket Lake.
A previsão é de que essa geração chegue daqui a alguns meses, no primeiro bimestre de 2021.
As imagens apresentam os processadores, que aparentam estar em fase de testes confira abaixo.
Os acionistas da Intel iniciaram o processo de testes dos processadores Rocket Lake nessa semana, que possui transistores de 14nm, assim como os anteriores, diferentemente do vindouro Zen 3, da AMD, que são de 7nm. Além disso, o processador possui uma nova arquitetura graças aos novos núcleos Cypress Cove, da Intel.
Rocket Lake
O processador é o sucessor do Comet Lake e será armazenado no soquete LGA1200.
Chegando em janeiro de 2021, o Rocket Lake terá retrocompatibilidade com a série 400 de placas-mãe da Intel.
Outra novidade, além dos núcleos Cypress Cove, é o suporte ao padrão de comunicação PCIe 4.0. Muitas placas-mãe da série 400 são feitas especificamente para esse padrão.
O PCIe 4.0 oferece até 20 lanes (conexões seriais para transferência de dados), o que permite maior flexibilidade na configuração, bem como compatibilidade com SSDs que utilizam o mesmo padrão.
No entanto, a tecnologia ainda não se popularizou nos computadores pessoais por não apresentar muitas vantagens ao consumidor leigo.
Mas, além disso, novas placas da série 500 serão lançadas junto do Rocket Lake.
A nova geração terá placa de vídeo integrada com base na arquitetura XE da Intel, que estreou na 11ª geração de processadores para laptops da Intel: Tiger Lake.
Outras novidades são a compatibilidade com Intel’s Deep Learning Boost – ferramenta para desenvolvimento de IA – e novos recursos para configurar o desempenho do processador.
Por fim, segundo a Intel, os usuários irão se beneficiar com a alta frequência dos processadores, sobretudo os gamers. Isso se dá pelo fato de que os “games e a maioria dos aplicativos continuam a depender de núcleos de alta frequência para exibir altas taxas de quadros e pouquíssima latência.”