Muitas áreas da tecnologia vêm evoluindo de forma rápida, e a robótica vem sendo um destaque há algum tempo. Silicon Valley está em uma corrida para criar a primeira geração de robôs “humanoides”, prometendo aos consumidores a chegada iminente do seu próprio “robô mordomo” para lidar com tarefas domésticas entediantes.
Uma das empresas de olho nesse segmento é a Tesla, que parece ter assumido a frente nessa corrida até o momento com algumas demonstrações interessantes. Porém os passos são vagarosos, então essa realidade ainda não está tão próxima assim, como mostra a demonstração atual.
Leia também:
Robô da Tesla sai do controle e ataca engenheiro em fábrica, revela relatório
Robô humanoide da Tesla agora consegue fazer Yoga
Optimus ainda não consegue fazer a tarefa de forma autônoma
Nesta semana, Elon Musk, co-fundador da empresa, publicou um vídeo mostrando o robô Optimus dobrando uma camisa. Ele foi postado no começo da semana, mais precisamente na segunda-feira (15) e realmente chamou a atenção de muita gente, com quase 70 milhões de visualizações.
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
Muitos notaram que as movimentações do robô são bastante suaves, quase como de um ser humano, o que mostra sua capacidade de no futuro realizar mais tarefas. Claro que o intuito não é comprar um robô apenas para dobrar as roupas, mas ao menos é um primeiro passo.
Porém, o próprio Elon Musk revelou que o Optimus ainda não consegue fazer os movimentos de forma autônoma e sem auxílio, e que isso deverá acontecer em um futuro próximo. Ele também disse que a ideia é que o robô não precise de um suporte para realizar a tarefa.
“Nota importante: O Optimus ainda não pode fazer isto de forma autónoma, mas certamente conseguirá fazê-lo de forma totalmente autónoma e em um ambiente arbitrário (não necessitará de uma mesa fixa com caixa que tenha apenas uma camisa)”, disse Elon Musk.
O primeiro passo para um robô valioso da Tesla
O Optimus é atualmente um dos principais projetos da empresa, e por isso vem passando por várias melhorias e testes. O que se espera até o momento é que, quando ele começar a ser vendido, valerá cerca de US$ 20 mil. Em conversão direta, esse valor fica em torno de R$ 100 mil na cotação atual.
E, como já foi dito, a ideia é que ele faça uma série de tarefas, não apenas dobrar as roupas. Antes, a Tesla já tinha revelado melhorias no robô, como a habilidade de calibrar sozinho suas “mãos e pernas”, capacidade de percepção melhorada permitindo que ele possa separar peças de roupas coloridas em diferentes caixas mesmo enquanto alguém troca as peças de lugar e até mesmo fazer ioga.
No final do ano passado a empresa apresentou a segunda geração do robô, a Optimus Gen 2. Ela é atualmente conhecida como Tesla Bot e ganhou melhorias como redução de 10 kg no seu peso total e 30% mais velocidade em comparação com a geração anterior. Os movimentos também ficaram mais “delicados” e humanóides.
Fonte: Twitter
Deixe seu comentário